Foi sancionada pelo Governador do Estado da Paraíba, João Azevedo (PSB) e está no Diário Oficial do Estado, edição de 03 de abril de 2025, a Lei nº 13.606 de 02 de abril de 2025 que denomina de Rodovia Joaquim Xavier Filho (Quinco Xavier) a Rodovia que liga o município de Vieirópolis – PB ao Distrito de Campo Alegre, pertencente ao mesmo município. O Projeto de lei nº 2. 837/2021 foi de autoria do deputado estadual Júnior Araújo (PSB).
BIOGRAFIA DO HOMENAGEADO PECUARISTA QUINCO XAVIER
Joaquim Xavier Filho, popularmente conhecido como Quinco Xavier, nasceu na Comunidade de Riacho dos Xavier, zona rural de Vieirópolis, no dia 20 de julho de 1953, onde viveu parte de sua vida, desenvolvendo trabalhos na agricultura. Era filho de Joaquim Xavier Pamplona e Raimunda Ana da Conceição. Era um homem de percepção extraordinária para as decisões e vicissitudes da vida.
Contraiu núpcias ainda jovem, aos 18 anos, em 1972, com Dona Francisca Lourenço Xavier, também residente na Comunidade de Riacho dos Xavier. Desse casamento nasceram oito filhos, os quais receberam uma educação baseada no amor e na integridade humana.
Embora fosse apaixonado pelo seu lugar de origem, ao conhecer melhor as terras da Comunidade de Várzea de Carnaúba, teve interesse em comprar uma pequena propriedade rural e assim o fez por volta do ano de 1990, o que mais tarde tornaria este o seu local de morada junto com sua família.
Por volta de 1995, mudou-se de vez para a Várzea de Carnaúba e fez tudo o que pôde para tornar sua terra produtiva, construindo açudes, plantando arvores frutíferas e desenvolvendo a agricultura de subsistência. Embora com todo seu esforço em produzir nessas terras, ele nunca deixou de ir à Comunidade de Riacho dos Xavier, mantendo a ligação entre essas duas comunidades tão amadas por ele.
O produtor rural e pecuarista Joaquim Xavier Filho (Quinco Xavier), tornou-se conhecido dos munícipes daquela microrregião.Quinco Xavier era primo do ex-presidente da Câmara Municipal de Vieirópolis, vereador Evandro Moreira Pamplona – Vando do Riacho (REPUBLICANOS).
No ano de 2016, um Acidente Vascular Cerebral (AVC) o impediu de continuar sua jornada de lutas, conquistas e entregas nesse cenário de vida e amor vivido. Passou quatro anos acamado e veio a falecer em 28 de junho de 2020, deixando um verdadeiro exemplo de honradez, honestidade e decência. Homem simples, pecuarista e agricultor. Quinco Xavier se orgulhava em afirmar que trabalhava “desde quando se conhece por gente. Só é possível vencer através da força do trabalho”. A contribuição de Quinco Xavier para a agricultura vieiroplense foi inestimável.
Quinco Xavier foi um dedicado produtor rural, pecuarista e, nessa condição, contribuiu para o desenvolvimento do Município de Vieirópolis. Homem de fibra, de coragem e reputação ilibada. Foi um símbolo de decência, honradez, respeitabilidade e dignidade. Era uma pessoa muito cordial e de boa convivência social. Que seus exemplos de vida iluminem aqueles de seguem lutando por um mundo mais igual e saudável.
“É uma justa homenagem ao senhor Joaquim Xavier Filho (Quinco Xavier), importante figura da região de Vieirópolis e que muito contribuiu para o desenvolvimento econômico e social da região. Deixou um legado de sucesso e empreendedorismo”, afirmou o deputado estadual Júnior Araújo (PSB).
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.
Blog do Geraldo Andrade