O sousense, ex-vereador, ex-Presidente da Câmara Municipal, ex-vice-prefeito de Luís Gomes-RN, poeta, pecuarista, José Abrantes Barbosa (Zé Abrantes) prestou homenageou na TV Padre Cícero, criada no final dos anos 90, com o objetivo de divulgar Juazeiro do Norte e a região do Cariri cearense, ao carismático padre Cícero Romão Batista de Juazeiro do Norte-CE através da poesia.
No dia 24 de março, foi celebrado os 181 anos de nascimento de Padre Cícero Romão Batista, o nosso Padim Ciço, símbolo maior de fé, esperança e proteção para o povo nordestino. Sua história, marcada por coragem, devoção e compromisso com os mais humildes. Esta data marca o nascimento do ex-pároco que foi eleito "Cearense do Século XX" em votação popular, em 2001. Padre Cícero Romão Batista foi uma das figuras mais emblemáticas da fé e cultura nordestina.
Uma das figuras mais marcantes da fé nordestina, o Padre Cícero nasceu no Crato, Ceará, em 1844, vindo a falecer em 1934 no mesmo estado, na cidade de Juazeiro do Norte. Mesmo a Igreja Católica proibindo em 1892 que ele exercesse o sacerdócio por conta de discordâncias religiosas, sua influência em toda a região Nordeste atravessou o campo religioso e alcançou também um reconhecimento como liderança social e política.
Em 2015, o Vaticano perdoou oficialmente o Padre Cícero, reconciliando-o com a Igreja Católica. O processo de beatificação do ex-pároco segue em andamento no Vaticano. Padre Cícero Romão Batista foi declarado "servo de Deus" em junho de 2022 pela Santa Sé, quando foi autorizada a abertura do processo de beatificação.
Em 10 de outubro de 2023, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O artigo 1º da Lei Nº 14.693, de 10 de outubro de 2023 estabelece “Fica inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, Distrito Federal, o nome do Padre Cícero Romão Batista”. A Lei foi sancionada pelo presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
“Se vivo fosse, Padre Cícero Romão Batista completaria 181 anos de uma história que transcende o tempo, marcada pela fé, pela esperança e pelo compromisso com o povo nordestino. Líder religioso e espiritual, Padre Cícero foi também um visionário que incentivou o desenvolvimento do Cariri, transformando Juazeiro do Norte em um dos maiores centros de peregrinação do Brasil. Obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará, bem como do Nordeste. Padre Cícero era filiado ao extinto Partido Republicano Conservador (PRC). Foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, em 1911. Foi eleito, ainda, vice-governador do Ceará, no Governo do General Benjamin Liberato Barroso,” disse o ex-vice-prefeito de Luís Gomes-RN, José Abrantes Barbosa (Zé Abrantes).
O poema é intitulado: Padre Cícero Romão Batista: o patriarca do Nordeste
Padre Cícero é nosso irmão.
Padre Cícero é nosso irmão.
O povo do Juazeiro pede a vossa proteção.
Ele veio ao Juazeiro cumprindo a sua missão.
Por isso é que os devotos pedem a vossa proteção.
Padre Cícero é nosso santo e ninguém vai dizer que não.
O povo do Juazeiro merece a nossa atenção.
Por isso o Brasil inteiro pede a vossa proteção.
Ele foi o conselheiro do Nordeste ao Sertão.
Por isso é que os romeiros pedem a vossa proteção.
Ele foi o mensageiro, o Messias do Sertão.
Por isso é que os devotos pedem a vossa proteção.
Padre Cícero é nosso santo e ninguém vai dizer que não.
Todo o povo brasileiro pede a vossa proteção.
Padre Cícero é nosso santo e ninguém vai dizer que não.
José Abrantes Barbosa dedicou o poema à legião de romeiros, a sua esposa, a ex-secretária municipal de saúde e ex-vice-prefeita de Luís Gomes-RN, médica do Município de Vieirópolis-PB, Dra. Antônia Gomes Abrantes Barbosa, a sua filha a especialista em Dermatologia, professora de Pós-Graduação em Dermatologia – CBMS, mestre em Ciências da Saúde, especialista em Saúde da Família, médica dermatologia, Tamara Gomes Abrantes Barbosa Moreira, ao seu genro o Policial Rodoviário Federal, David Turgot Moreira de Oliveira e às gêmeas "netas" do Padre Cícero Romão Batista, Cícera Lopes de Oliveira e Romana Menezes Silva. Elas são filhas de Dona Petronila Maria da Conceição, a filha adotiva de Padre Cícero Romão Batista.
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.
Blog do Geraldo Andrade