A Prefeitura Municipal de Bernardino Batista e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bernardino Batista e Poço Dantas (SINSERMUBBPD), realizaram uma reunião na Câmara Municipal no dia 30 de dezembro de 2024 para discutir o piso salarial nacional do magistério, instituído pela lei Federal 11.738/2008, é um dos pilares da valorização dos profissionais da educação básica no Brasil.
Estiveram na reunião o prefeito constitucional de Bernardino Batista, Aldo Andrade (PSB), o secretário de Administração e Finanças, Mateus Ribeiro Dantas, a então secretária de Educação, Kágila Batista Alves Amorim, a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bernardino Batista e Poço Dantas (SINSERMUBBPD), professora, mestra em Educação pela UERN, Anastácia Maria de Andrade Almeida, os vereadores professor Ruy (PSB), Idiamim Bernardino (PSB) e professores da rede municipal.
A presidenta do Sindicato, professora Anastácia Andrade destacou que há um diálogo entre a gestão, a Câmara Municipal e a categoria.
“A Lei Federal nº 11.738 de 16 de julho de 2008 regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. É dever dos entes federativos planejar-se financeiramente para cumprir com os reajustes previstos em lei. O descumprimento sistemático não apenas compromete os direitos da categoria, mas também expõe gestores a possíveis sanções judiciais”, disse a presidenta do Sindicato, professora Anastácia Maria de Andrade Almeida.
O Sindicato solicitou ao chefe do Poder Executivo de Bernardino Batista um reajuste de 10%. Hoje o prefeito Aldo Andrade comunicou à presidenta do Sindicato, Anastácia Maria de Andrade Almeida que concederá um reajuste de 8% que supera o reajuste do piso nacional que foi 6,27%. A medida vai beneficiar professores, diretores, coordenadores e supervisores escolares.
O anúncio foi bem recebido pela presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bernardino Batista e Poço Dantas (SINSERMUBBPD), professora mestra Anastácia Maria de Andrade Almeida que considerou o reajuste um avanço significativo para a categoria.
“Ao investir no magistério, o prefeito Aldo Andrade reafirma o compromisso com a Educação, reconhecendo a centralidade do professor no processo de formação das futuras gerações. A valorização dos professores é essencial para o avanço da educação em Bernardino Batista. O prefeito Aldo Andrade reconhece o trabalho fundamental dos profissionais que dedicam suas vidas à formação das nossas crianças. Este reajuste reflete o respeito e a prioridade que a Administração Pública Municipal dar à educação batistense. Por três anos consecutivos o prefeito Aldo Andrade concede reajuste acima do piso nacional ”, celebrou a professora Anastácia Andrade.
“A educação é o pilar de qualquer projeto de desenvolvimento. O investimento no professor é requisito essencial para uma mudança profunda e duradoura. Ciente disso, nossa gestão terá como prioridade investimentos nesse setor, principalmente na valorização e qualificação de nossos professores. Esse é mais um compromisso firmado e que será cumprido por nosso governo. O reajuste é só o início de um projeto político que vai melhorar ainda mais a qualidade de ensino em Bernardino Batista”, disse o prefeito Aldo Andrade (PSB).
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604
Blog do Geraldo Andrade