Na última segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, incluindo as notas da redação, que abordou o tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Entre os destaques, estão duas jovens do Município de Bernardino Batista-PB, que conquistaram expressivas notas na redação e agora sonham com o ensino superior. Ambas pretendem atuar na área da saúde.
O resultado é fruto de um trabalho integrado entre o Governo do Estado da Paraíba, a comunidade escolar, os servidores e os alunos. As notas podem ser usadas para ingresso na educação superior via programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
A jovem Ana Larissa Reginalda Dias, de 19 anos é filha da agricultora Reginalda Regina de Jesus; Maria Isabel Sousa, de 18 anos é filha do agricultor Francisco Deusdete de Sousa e da agricultora Alcina Francisca da Conceição. Elas estudaram na Escola Cidadã Integral Nelson Batista Alves em Bernardino Batista-PB, pertencente à Nona Gerência Regional de Educação (GRE) com sede em Cajazeiras-PB. A diretora da Escola Cidadã Integral Nelson Batista Alves é a professora Francisca Francierme Egídio Melo e tem como coordenadora pedagógica a professora Maria Iara Batista dos Santos. As estudantes superaram desafios para alcançar os seguintes resultados: Ana Larissa Reginalda Dias obteve 940 pontos e Maria Isabel Sousa 920 pontos.
“As jovens Larissa Dias e Isabel Sousa representam o orgulho e a força da educação pública no Sertão paraibano. Mesmo com recursos limitados, elas contaram com o apoio das famílias e da escola, além de muito esforço, determinação e dedicação. O ENEM transforma vidas e proporciona ensino superior para pessoas menos favorecidas. O caminho de uma nação passa pela educação. A educação transforma vidas. O investimento público na educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade e a promoção do bem-estar de seus cidadãos”, pontuou a professora mestra Anastácia Maria de Andrade Almeida.
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604
Blog do Geraldo Andrade