Família Aquino realiza encontro na cidade de Pau dos Ferros nesse final de semana - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Família Aquino realiza encontro na cidade de Pau dos Ferros nesse final de semana

 

No último sábado (07), cidade de Pau dos Ferros-RN, foi palco de um evento familiar histórico e gigantesco através do encontro de uma das familias nobre e responsável ao desemvolvimento e o progresso econômico e poltíco do municipio pauferrense  a ¨Família Aquino¨.


A presença da família de Antônio Maurílio de Aquino um dos expoente e referência da família homenageada foi representada por meio de sua esposa Francisca Ferreira de Aquino(Dona Irêga), filhos, netos e bisnetos.


Antõnio Aquino foi o pauferrense  da ¨Família Aquino¨ destaque no muncípio de Uiraúna -PB, sua trajetória comecial e politíca chegando ao ápice de sua hsitória em terras paraíbanas por duas vezes prefeito .


Sua Biografia


Filho de Osório Augusto de Oliveira e Francisca Xavier de Aquino,

Antônio Maurílio de Aquino, nasceu na cidade de Pau dos Ferros/RN em 13 de junho de 1927, dia consagrado pela igreja católica a Santo Antonio. Ficou órfão de mãe muito cedo, ainda criança, vivendo com sua família em Pau dos Ferrosaté o ano de 1952, quando migrou para a cidade de Uiraúna/PB e, em poucotempo, no ano seguinte (1953), uniu-se em matrimônio com a sua grande companheira de vida, Francisca Ferreira de Aquino, Dona Irêga, que residia em Uiraúna. Desta União nasceram seus filhos Paulo (in memoriam), Eliezio, Elizete,Evandro, Ednalda (Naná), Eliane (Lila), Maria da Consolação (Consola), Manoel Elder, Maria do Socorro (in memoriam) e Antônio Filho (in memóriam).Possuidor de uma trajetória vitoriosa, Antônio Aquino, com honestidade e muito trabalho, iniciou sua jornada como ajudante de motorista,tão logo passou a ser motorista de caminhão e, posteriormente, agropecuarista,comerciante, possuindo dois grandes Armazéns um na cidade de Uiraúna/PB eoutro na sua terra natal Pau dos Ferros/RN. Posteriormente, encontrou a suaverdadeira vocação, a POLÍTICA.

Deu a largada na sua carreira política após muitas convocações de

amigos e populares, que enxergou nele, além do seu espírito de liderança, umcoração grandioso e pacificador. Candidatou-se a Prefeito de Uiraúna, pelaprimeira vez, no ano de 1968, tendo como parceiro Anchieta Pinto e comoadversário Jose de Ló, alcançando a vitória com uma diferença de 569 votos, administrando a cidade de 1969 à 1973. Quatro anos depois, disputou novamente as eleições, tendo como parceiro/vice Firmo Daniel e adversário Joséde Ló, oportunidade em que, novamente, saiu vittorioso, desta vez com aaprovação do povo ao seu primeiro mandato, obtendo uma diferença nas urnasde 1.176 votos. Administrou o município de Uiraúna, na época, como todos osdemais prefeitos, por 6 (seis) anos, de 1977 à 1982. Incansável, volta ativamente ao cenário político do município de Uiraúna 14 anos depois, como Vereador pela legenda do PFL, alcançando mais uma vitória, sendo o 4º colocado no âmbito geral, fazendo parte da Casa Legislativa pelo mandato de 1997 à 2000. Durante toda a sua carreira política sempre permaneceu no mesmo partido, embora existissem muitas tentativaspara que migrasse de partido, a sua fidelidade partidária era inerente aos seusprincípios e foi algo presente até o fim. Todavia, por ser um homem da paz e de conciliação, tinha um trânsito livre em todos os partidos, sendo aberto ao diálogo e ao e entendimento com todos os seus adversários políticos.


Durante suas administrações à frente do município de Uiraúna,
grandes foram os feitos. Uiraúna passou por um período de considerávelprogresso e evolução. O gestor Antônio Aquino e sua equipe conseguiramrealizar obras significativas para a cidade e por meio do seu espíritoempreendedor também articulou a vinda à cidade de agências bancárias, como o Banco do Brasil e Paraiban. Mas, sem dúvidas, o seu maior marco naadministração do município de Uiraúna foi o olhar voltado aos mais carentes da população. Era um ser humano caridoso que viveu para servir o próximo, sempre buscava solução para os anseios, especialmente, do povo de Uiraúna Inúmeras foram as pessoas que buscou e conseguiu ajudar, seja na área da saúde, intermediando os atendimentos, fornecendo medicamentos e tratamentosdiversos, seja na oferta de empregos a jovens, mães, pais de família ou mesmo no fornecimento de cestas básicas. Tais auxílios foram prestados até mesmosem que fosse detentor de mandato eletivo.

Antônio Aquino partiu para a eternidade no dia 14 de julho do ano
de 2002, deixando uma imensa tristeza no coração da sua família e de toda a população de Uiraúna e região. Faleceu aos 75 anos, no hospital da UNIMED, na cidade de João Pessoa/PB, por complicações da Diabetes, doença que conviveu durante longos anos. Foi velado na Câmara Municipal de Uiraúna, sendo o cortejo acompanhado por uma grande multidão de pessoas que desejavam dar o último adeus ao seu inesquecível benfeitor. Com certeza, Antônio Aquino ainda vive nos marcos da sua administração, mas, sobretudo, na lembrança de todos que jamais esqueceram este bondoso coração, que, durantetoda a sua vida, só pensou e viveu para o próximo. 


Este encontro da Família Aquino acontece todos os anos  em concordância as festividades religiosas da padroeira do município de Pau dos Ferros ¨Nossa  Senhora da Conceição¨ dia 8 de dezembro, momento de  muita reciporicidade familiar  e recordações.





Informações:  Sheila Aquino

Blog do Geraldo Andrade