Por Luis Fernando Mifô
Não é apenas no município de Sousa, no Sertão da Paraíba, que o sobrenome Gadelha exerce influência política e consegue eleger candidatos. Josemira Gadelha talvez não seja tão familiar aos próprios sousenses, mas em Canaã dos Carajás, no interior do Pará, essa advogada de 54 anos é um sucesso eleitoral.
Com 80,51% dos votos, Josemira se reelegeu prefeita de Canaã dos Carajás, município com uma população de 77 mil habitantes, nas Eleições 2024. Filiada ao MDB, ela derrotou Jeová Andrade, do PL, que obteve apenas 18,86% do eleitorado canaãense.
Em entrevista ao programa Cidade Notícia, da Rádio Líder FM, Josemira Gadelha contou a sua trajetória pessoal, profissional e política. Natural de Catolé do Rocha, ela foi morar em Sousa aos 10 anos de idade, juntamente com a família, cujas origens remontam a Brejo dos Santos, também no Sertão paraibano.
Formada em Direito em Sousa, Josemira é casada com o engenheiro sousense Eugênio Pachele. No seu currículo, também se destaca um mandato como presidente da OAB – Subseção Canaã dos Carajás. Na política partidária, foi eleita prefeita pela primeira vez em 2020.
Entre os investimentos mais aguardados no seu segundo mandato está a construção de um aeroporto que a prefeita pretende que seja internacional para ampliar o comércio direto com empresas, sobretudo do ramo da mineração, atividade que é forte em Canaã dos Carajás.
Ela explica que o projeto da 1ª fase da obra já foi entregue pela Infraero e que a previsão é que o aeroporto inicie as linhas comerciais com voos domésticos e de cargas. Depois, a intenção é implantar linhas internacionais.
ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA