O secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho (Republicanos) projetou, nesta terça-feira (15), Dia do Professor, que o Governo do Estado pretende climatizar 100% das escolas estaduais. A entrevista foi concedida ao programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádios.
“Vamos preparar o melhor ano da história da educação da Paraíba. Nós estamos organizando fortemente e melhorando as estruturas das escolas. Nós temos a meta, não é promessa, é meta de trabalho de climatizar 100% das salas de aula da Paraíba. Nós temos a formação dos professores permanentes, a formação dos nossos novos gestores, a formação de gerentes, toda uma programação através de uma ação nova que nós implementamos que é o Avança Paraíba, focando naquilo que precisa existir, que é o estudo”, disse o gestor.
O deputado licenciado assumiu a pasta da Educação em meio a críticas da oposição em junho deste ano. O atual secretário substituiu Antônio Roberto Sousa, que pediu exoneração da pasta. Questionado sobre os maiores desafios enfrentados nesses quatro meses, Wilson afirmou que não seria o “grande solucionador de tudo”.
“Jamais passou pela minha cabeça que eu chegaria e seria o grande solucionador de tudo que acontece, isso é uma construção de um time, de uma equipe e nós temos uma equipe muito qualificada, um time muito competente. Um governador que é, isso matematicamente, a gestão que mais construiu escolas, que mais construiu ginásios, que mais montou laboratórios, que mais ajustou salários dos professores. Na hora de comparar, nós temos um avanço e um destaque nacional no ensino integral, são 304 escolas de um total de 596, mais de 60% das nossas escolas já estão em modelo integral, isso é destaque nacional”, afirmou Wilson Filho.
Uso de celular
Uma das grandes polêmicas da educação nos últimos meses é a discussão da utilização do celular em sala de aula. O tema, inclusive, foi pauta do Ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista realizada em setembro. O secretário afirmou que, nesse momento, a Paraíba deve atender as recomendações do Ministério da Educação.
“Não dá pra negar que a tecnologia tem que ser um aliado, tecnologia não chegou para substituir professor, ela chegou para ajudar o professor a dar uma aula ainda melhor (…) As vezes os celulares são utilizados pelos professores para que os alunos na individualidade façam uma ação ou exercício durante a aula. As vezes o celular é utilizado para desviar a atenção da aula. Então esse debate está acontecendo no Ministério da Educação que está fazendo uma regulamentação, e quando essa regulamentação for feita, nós aqui iremos executar”, declarou.
Primeira chance
Wilson também destacou o “Primeira Chance”, programa destinado a estudantes da 3ª série da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, que visa proporcionar a primeira experiência profissional aos estudantes da rede pública, integrando-os ao mercado de trabalho.
“Pra quem não sabe o maior desafio dos jovens é o tão sonhado primeiro emprego. É você com 18 anos de idade e tendo que ter o primeiro emprego e perguntam qual é sua primeira experiência e você diz que não tem (…) O que o estado faz é entender que essa é uma luta do estudante. Nós cadastramos centenas de empresas para colocar os nossos estudantes do terceiro ano de todas as escolas técnicas, todos os estudantes tem acesso a um estágio remunerado, e quem paga é o estado”, disse o secretário.
Confira a entrevista de Wilson Filho na íntegra:
Fonte: MaisPB