O Administrador da Área Pastoral Senhora Sant'Ana do Distrito de Icozinho-Icó-CE, Reverendo Frei Jean Alves de Oliveira, O.Carm, encaminhou um abaixo-assinado com quase trezentas assinaturas ao governador do Estado Ceará, Elmano de Freitas do Partido dos Trabalhadores (PT) para que determine à Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra-CE), as medidas necessárias para a construção de quatro pontes na CE-282 nas Comunidades de Batoque e São Bento na zona rural de Icó-CE, indispensáveis para o desenvolvimento da região, possibilitando a interligação do Distrito de Icozinho ao Município de Poço Dantas no Estado da Paraíba.
As pontes viabilizarão o escoamento da produção rural desses municípios, trarão aumento de renda para as famílias de produtores rurais de todos os tamanhos. A construção dessas pontes significa encurtar distâncias e promover o desenvolvimento, facilitando o transporte e o fluxo de pessoas e mercadorias contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Vale salientar que a zona rural do Distrito de Icozinho vai até a Comunidade de Baixio dos Lourenços divisa com o Município de Poço Dantas-PB é bastante povoada, e que, além da locomoção diária dos habitantes, tem-se o escoamento da produção agrícola que é bastante significativa em determinadas épocas do ano. Muitas vezes, há inúmeros prejuízos para a população residente que necessita se deslocar até o centro urbano e/ou outras comunidades rurais para ter acesso às escolas, assistência médica e ao comércio, dentre outras necessidades.
“Durante o período chuvoso, as comunidades ficam praticamente isoladas. Com as chuvas, as águas dos riachos que cortam as estradas, aumentam de volume e a população não pode atravessar. Muitos pais de famílias das comunidades também reclamam que neste período de chuva, os filhos perdem aulas, sendo a construção das pontes a melhor solução para resolver o problema. A construção das pontes se faz mais do que necessária, porque além de ser um sonho antigo dos moradores dessas comunidades, a obra também é importantíssima para as comunidades e existe a necessidade de agilidade no serviço, devido às chuvas que acreditamos que vão cair neste próximo período chuvoso. O drama enfrentado por essas comunidades rurais terá um fim com a construção das pontes, ” disse o Administrador da Área Pastoral Senhora Sant'Ana do Distrito de Icozinho-Icó-CE, Frei Jean Alves de Oliveira.
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604
Blog do Geraldo Andrade