Estudante de Medicina Sara Barreto de Abrantes participa da Cerimônia do Jaleco no UNIPÊ em João Pessoa - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Estudante de Medicina Sara Barreto de Abrantes participa da Cerimônia do Jaleco no UNIPÊ em João Pessoa

 


O Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) realizou segunda-feira (9) de setembro, das 19h30 às 22h, a Cerimônia do Jaleco do Curso de Medicina Turma 2024.2.  A cerimônia teve como objetivo despertar no aluno o profissionalismo e comprometimento médico ainda no início da graduação. Para isso, os estudantes recebem um jaleco branco como símbolo do compromisso que assumem com as atividades da área. Além disso, a iniciativa promove um momento de integração entre alunos, familiares e o corpo docente. 


A cerimônia de entrega do jaleco é uma tradição que marca o início das atividades acadêmicas do curso de Medicina do UNIPÊ. Durante esse evento, os estudantes vestem o jaleco pela primeira vez. Essa vestimenta na medicina representa a transição para o compromisso e a prática profissional, simbolizando o ingresso dos estudantes no mundo da saúde e o início de sua jornada para se tornarem médicos.



Durante a solenidade, os alunos receberam o jaleco branco que será utilizado nas aulas práticas e fizeram o juramento como prova da responsabilidade com a ética e postura profissional que assumem a partir do ingresso na universidade. A entrega do jaleco vai muito além de um simples ato simbólico. Ele representa a materialização de um compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade, despertando nos futuros médicos a importância da dedicação e do cuidado com cada paciente. 


O Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) tem como Reitora a Professora Doutora Mariana de Brito Barbosa, Coordenadora de Pós-Graduação e Educação Continuada, Professora Doutora, Andrea Carla Brandão da Costa Santos e Coordenadora do Curso de Medicina, Maria Alenita de Oliveira. 


Uma das futuras médicas é Sara Barreto de Abrantes, filha do empresário e pecuarista, Azarias Duque de Abrantes e Erivan Barreto. São seus avós paternos José Duque de Equitane e Dona Necy Abrantes da Comunidade do Pinhão-Vieirópolis-PB e avós maternos Manoel João de Oliveira (Manoel Epifânio) e Dona Severina Joana “in memoriam”. Sara Barreto de Abrantes é afilhada do ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal de Luís Gomes-RN, pecuarista José Abrantes Barbosa e da ex-secretária municipal de saúde, ex-vice-prefeita e ex-candidata a prefeita de Luís Gomes-RN, médica da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Dra. Antônia Gomes Abrantes Barbosa. 


Sara Barreto é irmã do médico pediatra do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG) de Cajazeiras-PB, do Hospital Regional Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes da cidade de Sousa-PB e do Hospital Santa Terezinha (HST), Dr. Ramon Barreto de Abrantes, com residência médica em Pediatria no Hospital Universitário Lauro Wanderley-UFPB/EBSERH e do médico residente em Cardiologia no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco - Prof. Luiz Tavares (PROCAPE) da Universidade de Pernambuco (UPE), Dr. Higor Barreto de Abrantes. 


Abdias Duque de Abrantes

 Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.



Blog do Geraldo Andrade