Morre em João Pessoa a ex-presidenta da Subseção da OAB de Sousa, advogada Ilma Abrantes Gonçalves - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Morre em João Pessoa a ex-presidenta da Subseção da OAB de Sousa, advogada Ilma Abrantes Gonçalves

 

Faleceu sexta-feira (16) em João Pessoa-PB, a ex-presidente da Subseção da OAB de Sousa e Defensora Pública aposentada, Dra. Ilma Abrantes Gonçalves da Silva. Ela era Defensora Pública aposentada e exerceu os cargos de Conselheira Estadual da OAB-PB, Coordenadora da Defensoria Pública do Estado da Paraíba na Comarca de Sousa e Diretora Administradora da Escola Estadual Professor Celso Mariz. 


A advogada Ilma Abrantes Gonçalves da Silva era viúva do agropecuarista, agente fiscal aposentado pelo Estado da Paraíba e ex-prefeito de Sousa, Francisco Gonçalves da Silva (Nozinho Gonçalves) “in memoriam”, eleito vice-prefeito em 1959 pela UDN com 4.096 votos, 40,86% dos votos válidos. Com a renúncia do prefeito eleito empresário André Avelino de Paiva Gadelha (Zabilo Gadelha) para disputar o cargo de Vice-Governador do Estado da Paraíba, na chapa encabeçada por Pedro Moreno Gondim, Nozinho Gonçalves assumiu o cargo de Prefeito. 


Da união conjugal entre o ex-prefeito Nozinho Gonçalves e a advogada e Defensora Pública aposentada, Ilma Abrantes Gonçalves da Silva nasceram os seguintes filhos: o ex-se- cretário de Trânsito e Transportes e ex-secretário Municipal de Desporto e Lazer de São Luís-MA e ex-secretário adjunto de Comunicação durante o governo de Jackson Lago (PDT) no Estado do Maranhão, o pedetista Jerry Gonçalves Abrantes “in memoriam”, a Psicóloga Karíntia Gonçalves de Abrantes Sousa e a Defensora Pública em Rondônia, Késia Gonçalves de Abrantes Neiva. 


Em 29 de março de 1985 o saudoso prefeito constitucional de Sousa, Nicodemos de Paiva Gadelha (Dr. Cozinho Gadelha) sancionou a Lei n° 1.109/1985 concedendo o Título de Cidadã Honorária à professora Ilma Abrantes Gonçalves da Silva Diretora Administradora da Escola Estadual Professor Celso Mariz. 


O corpo da advogada está sendo velado na Central de Velórios São João Batista, em João Pessoa, e domingo, seguir para Sousa, onde será velado na Sede da Subseção, a partir das 14h. O sepultamento acontecerá na segunda-feira (19), no cemitério Jardim da Paz, às 08h em Sousa-PB. 


 “A advocacia paraibana está de luto. Dra. Ilma Abrantes Gonçalves era uma profissional renomada, com uma longa trajetória na advocacia. Nossas sinceras condolências à família enlutada. Que encontrem conforto e força para superar essa perda irreparável. Que a memória e o legado da Dra. Ilma Abrantes Gonçalves sejam sempre lembrados com respeito e carinho”, disse o mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará, ex-diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da UFCG/Sousa-PB, ex-coordenador do curso de Direito da Faculdade São Francisco (FASP) de Cajazeiras – PB, advogado Joaquim Cavalcante de Alencar. 


A Defensoria Pública do Estado da Paraíba emitiu nota de pesar. 

Em nome de todos que fazem a Defensoria, a defensora pública-geral da Paraíba, Maria Madalena Abrantes da Silva, se solidariza com todos os familiares e amigos da colega neste momento de luto e de dor.


A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), emitiu nota de pesar. 


O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, presta condolências aos familiares e amigos da advogada neste momento de irreparável perda. Ele também coloca a OAB-PB à disposição da família. "Ilma Abrantes foi exemplo de advogada e grande diretora da OAB, com uma longa história de vida dedicada a advocacia, com zelo, competência e ética. Deixa um legado para todos", afirmou Harriso Targino.





Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB Nº 604

Blog do Geraldo Andrade