Por Luis Fernando Mifô
12/08/2024 às 16h53 • atualizado em 12/08/2024 às 17h00
Uma moradora de Vinhedo, no interior de São Paulo, onde aconteceu o acidente de avião que matou 62 pessoas na última sexta-feira (9), participou do programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão nesta segunda-feira (12) e contou detalhes do que ela presenciou e ouviu após a tragédia. Viviane Clemente reside em um condomínio a 200 metros do local onde o avião caiu. Na hora do acidente, ela estava na cidade de Campinas, que fica a 20 km de Vinhedo.
Acostumada com a rota dos aviões que sobrevoam Vinhedo, Viviane suspeita que o piloto tenha direcionado para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, para um possível pouso de emergência, pois, segundo ela, ao invés de a aeronave virar à esquerda (sentido São Paulo), ela fez “caminho inverso”, no sentido Viracopos.
“Eu sou leiga em aviação, não tenho nenhum conhecimento de aviação. Mas, eu acredito que ele tenha feito contato com o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, provavelmente para tentar usar esse aeroporto, porque ele fez o caminho inverso, mas não conseguiu chegar a tempo”, relata a moradora.
Voepass confirma número de passageiros e tripulantes em voo que caiu no interior de SP e divulga nomes
VÍDEO: Internautas registram momento em que avião cai no interior paulista; acidente matou 62 pessoas
Viviane mora no Condomínio Vila Hípica I, a cerca de 200 metros de onde o avião caiu em Vinhedo. Ela explica que a poucos metros de lá existem bairros urbanizados, com mais residências, escolas, empresas e comércios. O fato de o avião ter caído verticalmente naquela área (no quintal de uma residência) levanta a suspeita dela de que o piloto pode ter feito esforço para evitar que a queda acontecesse na área urbana, provocando uma tragédia ainda maior. “Pelo que nós observamos, foi nítido que o piloto e o conseguir.
piloto tentaram a todo momento desviar de escolas, creches, empresas e as casas ali do bairro. Tanto que, entre o Condomínio Vila Hípica I e o Recanto [outro condomínio], existe uma área de mata preservada. Então, eu acredito que quando ele percebeu que não tinha como chegar no Aeroporto de Viracopos, ele tentou um pouso de emergência. Mas, quando viu que realmente não conseguia pousar o avião, ele tentou um espaço para que nenhuma pessoa em solo fosse atingida, e realmente ele conseguiu.”
Avião começou a cair verticalmente e girando em movimento circular incomum (Reprodução)
O acidente
Às 13h30 da sexta-feira, um avião turboélice ATR-72 da Voepass, que saiu de Cascavel (PR) com destino a São Paulo (SP), caiu em uma área residencial em Vinhedo, matando todos os 63 passageiros – entre eles, quatro crianças e uma cadela que estava sendo transportada por uma família de vezenuelanos. A caixa-preta da aeronave contendo gravações de voz e dados de voo está sendo averiguada, e um relatório preliminar deve ser apresentado em 30 dias.
A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu um comunicado informando que o avião estava voando normalmente até às 13h21, quando parou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo. O contato com o radar foi perdido às 13h22.
Vídeos do acidente mostram que o céu estava aparentemente limpo quando o avião começou a cair verticalmente e girando em um movimento circular incomum. Até agora, a hipótese mais levantada por especiaistas é possível acúmulo de gelo nas asas.
Nomes das 62 vítimas
Rosangela Souza
Eliane Andrade Freire
Luciani Cavalcanti
José Fer
Denilda Acordi
Maria Auxiliadora Vaz de Arruda
José Cloves Arruda
Nelvio José Hubner
Gracinda Marina Castelo da Silva
Ronaldo Cavaliere
Silvia Cristina Osaki
Wlisses Oliveira
Hiales Carpine Fodra
Daniela Schulz Fodra
Regiclaudio Freitas
Simone Mirian Rizental
Josgleidys Gonzalez
Maria Parra
Ioslan Perez
Mauro Bedin
Rosangela Maria de Oliveira
Antonio Deoclides Zinu Jínior
Kharine Gavlik Pessoa Zini
Mauro Sguarizi
Leonardo Henrique da Silva
Maria Valdete Bartnik
Renato Bartnik
Hadassa Maria da Silva
Raphael Bohne
Renato Lima
Rafael Alves
Lucas Felipe Costa Camargo
Adrielle Costa
Laiana Vasatta
Ana Caroline Redivo
José Carlos Copetti
André Michel
Sarah Sellalanger
Edilson Hobold
Rafael Fernando dos Santos
Lizibba dos Santos
Paulo Alves
Pedro Gusso do Nascimento
Rosana Santos Xavier
Thiago Almeida Paula
Adriana Santos
Deonir Secco
Alípio Santos Neto
Raquel Ribeiro Moreira
Adriano Daluca Bueno
Miguel Arcanjo Rodridues Júnior
Diogo Ávila
Luciano Trindade Alves
Isabella Santana Pozzuoli
Tiago Azevedo
Mariana Belim
Arianne Risso
Constantino Thé Maia
Os quatro tripulantes da aeronave:
Debora Soper Avila – 28 anos
Rubia Silva de Lima – 41 anos
Humberto de Campos Alencar e Silva – 61 anos
Danilo Santos Romano – 35 anos
Fonte: PORTAL DIÁRIO