Inaugurada na Comunidade do Pinhão-Vieirópolis a Praça Miro Machado, pai dos ex-vice-prefeitos, Zé de Miro de Vieirópolis e Dr. Chiquinho do PT de Sousa - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Inaugurada na Comunidade do Pinhão-Vieirópolis a Praça Miro Machado, pai dos ex-vice-prefeitos, Zé de Miro de Vieirópolis e Dr. Chiquinho do PT de Sousa

 

Foi inaugurada, segunda-feira (29) de julho, a Praça Valdemiro Gomes Machado (Miro Machado) na Comunidade do Pinhão-zona rural de Vieirópolis-PB. A praça fica em frente ao Centro de Reintegração à Vida, Jesus Pérola Preciosa.  


A praça tem como objetivo propiciar as pessoas não apenas um local para o lazer, mas também para qualidade de vida e também como uma forma de sociabilização. A praça consiste em uma importante ferramenta do convívio em comunidade. A praça pode ser utilizada de diversas formas, tanto para realização de atividades culturais, manifestações artísticas e políticas, comércio, descanso, lazer e recreação, entre outros. 

Estiveram presentes o ex-vice-prefeito de Vieirópolis, agropecuarista, líder político e empresário, José Emídio Moreira Neto (Zé de Miro) e esposa Desterro Oliveira, o agropecuarista e empresário, Valdeci Emídio Gomes (Valdeci de Miro), o ex-prefeito de Vieirópolis, Antônio de Braga, Geraldo Gomes Barbosa e esposa a ex-funcionária da Prefeitura Municipal de Sousa e gerente da empresa, Miro Madeiras Ltda, Graça Emídio,  a enfermeira,  Ângela Emídio Alves Pedrosa, o comerciante e pecuarista, Nêgo Barbosa, Gilberto Estrela,  Sra. Raimunda Ferreira, familiares, amigos e a comunidade local. 


Após a inauguração o ex-vice-prefeito de Vieirópolis, agropecuarista, líder político e empresário, José Emídio Moreira Neto (Zé de Miro) e esposa Desterro Oliveira, recepcionaram os convidados em sua casa de campo para um churrasco.


PERFIL DO HOMENAGEADO MIRO MACHADO


O comerciante e pecuarista, Valdemiro Gomes Machado (Miro Machado), nasceu no dia 24 de novembro de 1924 na Comunidade do Pinhão-zona rural de Vieirópolis-PB e faleceu em 11 de janeiro de 1972. Era filho do produtor rural, Tibúrcio Gomes Machado e  ngela Nogueira (Dona Anjinha), que recepcionaram a Coluna Prestes na Comunidade do Pinhão. 


Valdemiro Gomes Machado (Miro Machado) era casado com a Sra. Raimunda Maria de Jesus (Mundica de Zé Emídio) “in memoriam”.

Miro Machado era genro do pecuarista, José Emídio Moreira (Zé Emídio) e da matriarca Maria Soledade de Jesus (Dona Soledade) “in memoriam” da Comunidade de São Diogo-Vieirópolis.


Dessa união nasceram os seguintes filhos: o ex-vereador e ex-vice-prefeito de Sousa-PB, advogado Francisco Valdemiro Gomes (Dr. Chiquinho do PT), o ex-vice-prefeito de Vieirópolis, agropecuarista, líder político e empresário, José Emídio Moreira Neto (Zé de Miro), o agropecuarista e empresário,  Valdeci Emídio Gomes (Valdeci de Miro), o empresário Jáder Gomes Machado, o empresário Geraldo Gomes Machado (Geraldo de Miro) “in memoriam”, o representante comercial, Tibúrcio Gomes Machado Neto, o comerciante Fábio Emídio Gomes e a ex-funcionária da Prefeitura Municipal de Sousa e a gerente da empresa Miro Madeiras Ltda, estabelecida em Sousa, Graça Emídio. 


Miro Machado foi um pecuarista de grande importância para o para o desenvolvimento do Município de Vieirópolis. Era um homem de fibra, simples, humilde, honesto, empreendedor e trabalhador. O senhor Miro Machado era um homem íntegro, probo, de conduta ilibada, bem-humorado, de bom trato e caracterizou-se, ao longo de sua vida, por uma grande lealdade aos seus amigos.  


O pecuarista Miro Machado era uma das figuras mais singulares da geografia humana de Vieirópolis e região. Fiel correligionário do saudoso líder político da Paraíba, Antônio Mariz. Era uma das reservas morais da região. Um homem talhado para os desafios e habilidoso para suplantar dificuldades.


Receber o nome de Praça Miro Machado é uma honraria justa e necessária para um homem que morou a vida inteira na Comunidade e contribuiu muito com o desenvolvimento do Pinhão. O objetivo é imortalizar o nome daquele que jamais morreu na memória e na saudade dos pinhãoenses.  Miro Machado cumpriu de forma exemplar seu tempo junto aos que tiveram a honra de desfrutar da sua convivência.


“Esta praça era um sonho antigo dos moradores do Pinhão. Este é um momento muito especial para a nossa família. A escolha do nome de Miro Machado para a praça foi uma maneira de eternizar o homem, o pai, o esposo, o cidadão e o amigo que deixou muitas saudades em todos que o conheceram. Sem dúvida, a Praça Miro Machado será um espaço de convivência e lazer. A nossa família não tem palavras para agradecer, está muito alegre, orgulhosa e agradecida com a homenagem” afirmou a filha Graça Emídio. 


“Nós da família nos sentimos muito honrados e muito felizes. Meu pai Miro Machado amava o Pinhão. A maior parte da sua vida, ela viveu aqui, então é uma satisfação pessoal ter essa homenagem hoje prestada. A nossa família agradece muito por essa homenagem que vai ficar para o resto da vida, mas quem ganha com isso é todos que moram aqui. ”, exaltou o agropecuarista e empresário, Valdeci Emídio Gomes (Valdeci de Miro). 


 “O tempo que passou desde a inestimável perda do nosso querido pai Miro Machado ainda não foi suficiente para atenuar o vazio que sua ausência física deixou em nós, seus familiares. Meu pai foi um um  exemplo de ser humano, honrado e digno da homenagem. Estou honrado com a homenagem ao meu pai e tenho a certeza de que onde ele estiver está feliz com essa deferência”, agradeceu o ex-vice-prefeito de Vieirópolis, agropecuarista e empresário, José Emídio Moreira Neto (Zé de Miro).






Abdias Duque de Abrantes

 Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.

Blog do Geraldo Andrade