Com o objetivo de premiar as instituições de ensino superior que se destacaram por meio dos índices de aprovação no Exame de Ordem ao longo dos últimos três anos, o Conselho Federal da OAB realizou, quarta-feira (19/6), a 8ª edição do Selo de Qualidade OAB. Com o tema “O fortalecimento da advocacia brasileira a partir do ensino jurídico de excelência”, o evento contemplou 198 cursos de Direito das cinco regiões do Brasil com o reconhecimento.
O Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sousa, recebeu quarta-feira, 19 de junho pela quarta vez o Selo de Qualidade OAB Recomenda, já em sua 8ª Edição. O Selo, concedido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, é uma premiação trienal cujos critérios de concessão se baseiam nos índices de desempenho dos discentes dos Cursos de Graduação em Direito no Exame da Ordem (EOAB) e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A entrega do prémio na Sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília.
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti esclareceu aos professores, coordenadores e reitores dos 198 cursos de Direito condecorados os desafios da formação jurídica no país. “Temos um quadro preocupante a enfrentar. Em um universo com mais de 1.900 cursos de Direito no país, apenas 10% deles são reconhecidos e recomendados pela Ordem. Este cenário impõe a tarefa de assegurar permanentemente o diálogo entre a OAB e as instituições e órgãos ligados à educação”, ressaltou, afirmando com preocupação que com a expansão dos cursos de Direito, especialmente na modalidade a distância, a qualidade da educação jurídica está comprometida.
Segundo Beto Simonetti, essa "educação de massa", geralmente pautada pela primazia do lucro, se opõe a um sentido de educação socialmente referenciada. “Não é exagero afirmar que a mercantilização do ensino é uma ameaça; e, por isso, a busca pela qualidade é a nossa resposta”, frisou.
Estiveram presentes à solenidade o diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sousa, professor doutor, Jardel de Freitas Soares, o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do CCJS, Prof. José Idemário Tavares de Oliveira, a coordenadora do Curso de Direito (vespertino), professora mestra Rubasmate dos Santos Sousa, e o professor doutor, Daniel Augusto Vila-Nova Gomes.
“Sem dúvida alguma, esta foi mais uma vitória coletiva dos nossos alunos, professores, servidores, colaboradores e gestores”, declarou o diretor do (CCJS), professor doutor, Jardel de Freitas Soares.
“A indicação para receber o Selo OAB Recomenda coroa o árduo trabalho realizado pela instituição no sentido de ofertar o melhor conteúdo para os seus alunos. E, naturalmente, é preciso reconhecer e agradecer o empenho de todos neste momento: reitoria, direção do CCJS, corpo docente, técnicos administrativos e, em especial, aos nossos alunos. A honraria vinda de uma instituição importante como a OAB é um reconhecimento merecido, pois o curso de Direito do CCJS, Campus Sousa-PB é uma referência nacional, ” enfatizou o Professor Doutor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sousa, Paulo Abrantes de Oliveira.
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.
Blog do Geraldo Andrade