O Município de Bernardino Batista voltou a ser destaque no cenário nacional ao ficar em 2º lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal entre os 223 municípios do Estado da Paraíba no ano de 2023, com nota 95,8% ficando no “grupo A” considerado grupo de elite quando o assunto é Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF).
O Município de Bernardino Batista manteve também sua liderança na comparação nacional, ficou na posição 236ª colocada entre os 5.570 municípios do Brasil, que apresentam melhor qualidade da informação contábil e fiscal, o que demonstra o nível de transparência e responsabilidade com a coisa pública pelo Prefeito Antônio Aldo Andrade de Sousa e excelente qualidade técnica dos servidores da Prefeitura, especialmente, da contadora Verônica Dias Vieira e sua equipe do Escritório V & M Contabilidade Ltda, que prestação serviços de Assessoria Contábil no município de Bernardino Batista.
Este ranking compara o desempenho de todos os municípios brasileiros. Por meio dele, é possível verificar o desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais no envio de dados para o Tesouro Nacional, permitindo maior transparência e confiabilidade em relação aos dados.
O Ranking, uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Governo Federal que reflete a qualidade da informação contábil e fiscal, tem o objetivo de avaliar a consistência da informação publicada pelos Estados/Municípios no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público (Siconfi) e estimular a melhoria da qualidade dessa informação aos diversos usuários e que também disponibiliza para acesso público.
O Prefeito de Bernardino Batista, Antônio Aldo Andrade de Sousa, comemorou a classificação e atribuiu o resultado ao esforço do trabalho da gestão administrativa: “gratidão..., gratidão... Recebemos o resultado com muita alegria e satisfação, o resultado de 2º lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal entre os 223 municípios do Estado da Paraíba no ano de 2023, demonstra que a nossa gestão continua no caminho certo de transparência e muito zelo com dinheiro público, porque somente quem aplica bem o dinheiro público pode prestar informações confiáveis aos órgãos de controle, na oportunidade, dedico o resultado ao trabalho da equipe técnica contábil da Prefeitura”
Segundo a STN, a intenção do ranking é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação. Quanto menos inconsistências nos dados e no cruzamento de dados melhor é qualidade da informação contábil e fiscal. Conforme resultado divulgado no site do Tesouro Nacional, o Município de Bernardino Batista está 2º lugarna Paraíba no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal entre os 223 municípios do Estado da Paraíba.
Blog do Geraldo Andrade com Resenha Politíka