O Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos) promulgou dia 04 de junho de 2024 a RESOLUÇÃO Nº 2.238, de 04 de Junho de 2024 de autoria do deputado estadual Chico Mendes (PSB). Fica concedido o Troféu Mulher Cidadã às Senhoras Laurecy Penaforte Vieira, Elizabeth Rodrigues Gouveia, Maria Lúcia da Silva, Maria dos Santos Saraiva, Francisca Francilma Mendes Pereira e Maria de Fátima Cartaxo (in memoriam), por terem se destacado na sociedade paraibana, pelos relevantes serviços prestados na defesa dos direitos da mulher e no combate à violência contra a mulher, inclusive como fundadoras e integrantes do Centro da Defesa das Mulheres Márcia Barbosa de Sousa, localizado no município de Cajazeiras.
A Resolução foi aprovada por unanimidade dos Deputados presentes, na Sessão Ordinária do dia, 04 de junho de 2024. A Resolução entra em vigor na data da sua publicação. A Sessão Solene de entrega da honraria ainda não foi marcada.
PERFIL DA PROFESSORA E SINDICALISTA LAURECY PENAFORTE VIEIRA
A professora aposentada, sindicalista, ativista feminista e petista histórica, Laurecy Penaforte Vieira nasceu na Comunidade Lages, Município de Poço Dantas-PB. Filha do produtor rural João Penaforte da Silva e Dona Maria Vieira Penaforte “in memoriam”.
Venceu todos os obstáculos da vida rural e se formou em Estudos Sociais e História pela UFPB, Campus V. Ingressou no Sistema Educação Estadual como professora através de concurso público, tendo lecionado na Escola Estadual da Comunidade do Jerimum, Município de São João do Rio do Peixe. Depois foi transferida para a Escola Estadual Jovelina Gomes, na cidade de Uiraúna. Nesta última cidade militou no Movimento Pastoral nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) evangelizando e construindo com o povo um projeto de construção de Casas em Mutirão financiado pela Alemanha e pela Igreja Católica.
Fundou o Partido dos Trabalhadores em Uiraúna, terra natal da ex-prefeita de São Paulo, deputada federal Luíza Erundina. No pleito de 1988 disputou o cargo de prefeita de Uiraúna pelo Partido dos Trabalhadores. Em 1996 disputou o cargo de vereadora em Uiraúna pelo PT obtendo 212 votos, 2,8% dos votos válidos. Na eleição de 2008 disputou uma vaga na Câmara Municipal de Cajazeiras-PB pela Coligação PRTB / PT / PTB / PSB / PMDB / PC do B tendo obtido a expressiva votação de 628 votos, 1,94% dos votos válidos. Na eleição de 2012 em Cajazeiras disputou o cargo de vereadora pela Coligação PT / PTB / PMDB tendo obtido 483 votos, 1,41% dos votos válidos.
Lecionou na Escola Integral Dr. José Duarte Filho, também em Uiraúna, onde lecionou as disciplinas história e artes no Ensino Médio. Foi eleita pela categoria para diretora da Nona Gerência Regional do Sintep, passando a residir em Cajazeiras e lecionar na Escola Grêmio no formato de Educação de Jovens e Adultos.
Em Cajazeiras assumiu o mandato de diretora regional por vários anos e assumiu sua militância no Partido dos Trabalhadores sendo candidata a vereadora por duas vezes.
Ampliou em 2006 a sua militância no movimento social idealizou e fundou junto com outras companheiras o Centro de Defesa das Mulheres Márcia Barbosa de Sousa. Entidade que sempre teve como foco o Combate à Violência Contra as Mulheres e a impunidade dos agressores.
Tornou-se Coordenadora-Geral do Centro da Mulher Márcia Barbosa de Sousa por vários mandatos e eleita pelos membros da entidade. Ingressou em Cajazeiras no Sistema Municipal de Educação também por Concurso Público, tendo lecionado por 25 anos na Escola Municipal Cecília Estolano Meireles, no Bairro Casas Populares, em Cajazeiras.
No Centro de Defesa das Mulheres Márcia Barbosa de Sousa impulsionou a discussão da criação das Políticas Públicas para as mulheres no Município de Cajazeiras o que foi conquistado em 2009 no governo do ex-prefeito Léo Abreu, com as implantações da Coordenação e da Secretaria de Mulheres bem como a implantação do CRAM - Centro de Referência e Atendimento as Mulheres em situação de violência. Uma conquista adquirida com muito diálogo e resistência. Foi indicada por duas vezes pelo PT no governo municipal para assumir o cargo de Secretária da Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres.
Com o apoio de Centro da Mulher Márcia Barbosa, Laurecy Penaforte idealizou junto com a professora Fátima Cartaxo e demais companheiras, o Bloco carnavalesco: “Amélia, Nunca Mais!" que tem como função social o combate à violência contra as mulheres no período carnavalesco. Atualmente aposentada por tempo de serviço, continua na militância sindical é Coordenadora da Secretaria de Relações de Gênero, Raça, Etnia e Diversidade encaminhando os trabalhos e as lutas para as quatorze Regionais do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP-PB).
Ultimamente foi eleita pelo 14º Congresso Estadual da CUT como Diretora da Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras da CUT -PB. Laurecy Penaforte Vieira foi homenageada pela Câmara Municipal de Cajazeiras com o Título de Cidadã Cajazeirense, em 26 de Novembro de 2007, e a Câmara Municipal de João Pessoa conferiu o Diploma de Mulher Cidadã Ednalva Bezerra Lima, em 16 de março de 2022.
Laurecy Penaforte Vieira é professora aposentada, ativista feminista, sindicalista, ativista política paraibana filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ícone na luta contra a violência doméstica contra a mulher. Para Laurecy Penaforte enfrentar a misoginia e o machismo é uma batalha de hoje e sempre até que todas as mulheres tenham voz e vez na sociedade, sem serem atacadas e sem ter que pedir licença pra nada.
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.
Blog do Geraldo Andrade