VÍDEO: Viúva e filhas falam sobre briga e união de Antônio Mariz com Gadelhas e lembram fatos marcantes - BLOG DO GERALDO ANDRADE

VÍDEO: Viúva e filhas falam sobre briga e união de Antônio Mariz com Gadelhas e lembram fatos marcantes

 

Em entrevista ao programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, na abertura da semana Brasília em Destaque, os apresentadores Levi Dantas e José Dias Neto entrevistaram com exclusividade a ex-primeira-dama do município Maria Mabel Dantas Mariz, que foi casada com o o ex-prefeito de Sousa e ex-governador da Paraíba Antônio Mariz, ao lado d.



Maria Mabel é natural de Caruaru-PE, tem 84 anos e relembrou momentos da vida e da política ao lado de Antônio Mariz, que dedicou sua vida a cidade de Sousa.


“Eu sempre acompanhei tudo, a vida de Mariz, política, sempre acompanhei tudo desde o princípio. Eu andava com ele em todos os cantos e sabia os problemas todos, andava nas casas, tinha contato com as pessoas para saber o que reivindicavam. Então, era um trabalho feito a dois, vamos dizer assim”, relembrou.




VÍDEO: No dia que completa 26 anos da morte de Antonio Mariz Viúva fala de lembranças, saudades e legado

Ela contou sobre os trabalhos sociais que o marido desenvolvia em Sousa, sua transparência na gestão e como se tornou um política conhecido em todo estado.


“Como a pobreza era muito grande em Sousa, então Mariz na prefeitura ele, dava o remédio, dava o caixão, fez também os direitos do trabalhador. Ele quem instituiu o salário mínimo na prefeitura de Sousa. As pessoas tinham direito ao salário mínimo, a carteira assinada e antes, quando ele chegou lá, não tinha isso”, disse.



Antônio Mariz, Mabel e filhas (Foto: Arquivo Pessoal)


“Mariz sempre foi uma pessoa que era tido, e era verdade, como uma pessoa honesta, muito comprometido com o povo. Ele teve sempre uma vida de compromisso. Ele tinha aquela figura austera, de seriedade e também de condescendência e amizade com as pessoas mais humildes”, completou.


Para Mabel, Mariz foi um político “incomparável”.


A antropóloga Adriana Mariz destacou a relação que tinha com a política e com o pai.


“Para mim papai é uma grande referência de vida. Ele e Mabel, minha mãe, os dois trouxeram para gente uma visão de mundo, de como se portar, de como ter ideais coletivos, de ter compromisso social. Para mim é uma alegria ter tido a honra de ter sido filha desse casal”, ressaltou Adriana.



Luciana, Mabel e Adriana Mariz (Foto: Portal Diário)


Luciana Mariz é jornalista e contou sobre o legado deixado pelo pai em sua vida.


“A gente respirava política. Eu tenho muita lembrança dele, da paixão pela política, da dedicação, de ser movido por um ideal e quando fala de paixão, lembro dele fazendo os discursos, que era uma coisa que ele fazia, fazia questão de fazer os discursos dele, os pronunciamentos de campanha. Sempre muito envolvido, com emoção e acho que isso ficou para gente, porque embora a gente não faça política, mas a política é total parte da minha vida”, disse Luciana.


Disputa entre Gadelhas e Mariz na política de Sousa


Um dos fatos marcantes da política de Sousa foi a união entre a família Mariz e a família Gadelha. Os dois grupos eram ferrenhos opositores desde a década de 60. Essa união entre Mariz e Marcondes resultou no apoio da família Gadelha à candidatura de Mariz ao governo do estado em 1994.


A viúva de Mariz diz que ‘não torcia pela aproximação das famílias’ e revelou detalhes do que seria os ‘bastidores’ da época.


“Nesse tempo não tinha bastidores, tinha briga mesmo. Eram como se fossem dois representantes, duas correntes, então, uns detestavam os outros. Mas isso, graças a Deus depois passou, Mariz fez as pazes com Marcondes e nomeou ele secretário da Agricultura no governo dele e ficaram amigos”, contou.


Nessa época que Mariz nomeou Marcondes Gadelha como secretário de Agricultura, foi desenvolvido o projeto de irrigação das Várzeas de Sousa.



Entrevista com viúva e filhas do ex-governador da Paraíba, Antônio Mariz (Foto: Reprodução/ Portal Diário)



Antônio Mariz na Política


Ele ganhou a primeira eleição aos 26 anos em 1963, governando a cidade de Sousa até o ano de 1969. Exerceu dois mandato de deputado federal (de 1971 a 1983 e de 1987 a 1991).


Foi senador de 1991 a 1995, tendo sido relator do processo de impeachment de Fernando Collor de Melo. No parlamento foi constituinte e propositor de uma emenda tributação das grandes fortunas, que acabou sendo assumida pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.


Também exerceu o mandato de governador de 1º de janeiro de 1995 à 16 de setembro de 1995. Seu vice era José Maranhão que assumiu o governo, após a morte de Mariz, vítima de câncer.

O ex-governador Antonio Mariz morreu em 16 de setembro de 1995 acometido de um câncer. (Foto: divulgação).

Mariz e o câncer

Mabel relembrou o momentos finais vividos com o marido, que perdeu a luta contra o câncer em 1995.


“Foi muito doloroso, ainda mais que Mariz sempre teve vontade de ser governador porque queria fazer muito pela Paraíba. Ele sempre teve muita vontade de trabalhar pelo povo, de melhorar a situação dos mais pobres e, infelizmente não conseguiu. Então, ele sofria muito com isso porque não podia fazer o que ele tinha vontade, não teve mais tempo, como ele dizia”, destacou a viúva.


Segunda ela, durante a campanha para governador Antônio Mariz já sabia sobre o câncer e achava estar curado, mas a doença voltou em metástase (quando as células cancerígenas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores), justamente quando tomou posso como governador da Paraíba “então foi um golpe grande, para ele e para todos nós”, disse Mabel.


“Mariz não ligava a saúde. A vida dele era política. Ele era uma pessoa dedicada de corpo e alma, eu não sei o que seria ele sem política”, completou.


Na entrevista Mabel falou ainda, sobre a família, a polêmica das pensões das viúvas de ex-governadores e lembrou da convivência com o político-idealista Mariz.


Veja mais fotos da entrevista exclusiva com Mabel Mariz e suas filhas

Por Priscila Tavares

06/05/2024 às 20h17


 Veja mais fotos da entrevista exclusiva com Mabel Mariz e suas filhas


Fonte: PORTAL DIÁRIO