Por Luis Fernando Mifô
O senador paraibano Efraim Filho (União Brasil) acredita que o Congresso Nacional vai derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um trecho específico do projeto de lei das “saidinhas” dos detentos do sistema prisional brasileiro.
Na semana passada, Lula sancionou o projeto que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas, mas vetou o trecho que impedia a saída temporária – para visitar a família – de presos que estão no regime semiaberto, já cumpriram um sexto do total da pena e possuem bom comportamento. O presidente manteve a parte do texto que proíbe a saída para condenados por crimes hediondos e violentos, como estupro, homicídio e tráfico de drogas.
“Eu acredito que ele [o veto] será derrubado, e nós vamos votar pela derrubada porque entendemos que a família brasileira é quem tem prioridade. O cidadão de bem tem de ter a sua segurança preservada, os seus direitos preservados, para depois a gente pensar na ressocialização dos presos”, disse Efraim Filho à TV Diário do Sertão.
O senador alega que a ressocialização através das saidinhas não tem funcionado e que detentos estão aproveitando essa medida para fugir ou praticar novos crimes.
“É por esses motivos que nós entendemos que em primeiro lugar a proteção da família, a proteção do cidadão brasileiro de bem, para quando o governo e o Estado brasileiro puder garantir isso, aí sim trabalhar com as saidinhas como uma forma de ressocialização”, frisou.
ENTREVISTA COMPLETA
Fonte: PORTAL DIÁRIO