A Prefeitura Municipal de Vieirópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou sexta-feira (5) de abril no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Sebastião Vieira Lins das 9 às 11h, uma palestra sobre Dengue tendo como público-alvo servidores das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. Também houve vacinação contra influenza para professores e profissionais de saúde.
A palestrante foi a médica Antônia Gomes Abrantes Barbosa, graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa-PB. Ex-secretária municipal de saúde e ex-vice-prefeita de Luís Gomes-RN. Atualmente Dra. Antônia Gomes Abrantes Barbosa presta relevantes serviços na Estratégia Saúde da Família (ESF) na Unidade Básica de Saúde (UBS), Moisés Dias Ferreira no Distrito de Campo Alegre e no Posto de Saúde, João Francisco Pamplona da Comunidade do Riacho-Vieirópolis.
Estiveram presentes ao evento a primeira-dama, Maria das Graças Oliveira, a secretária municipal de Saúde, Adriana Victor da Silva, o secretário municipal de Educação, Emanuel Domingos Duarte, a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), enfermeira Maria da Conceição Moreira da Costa, coordenadora do Programa Criança Feliz, assistente social, Francisca Mikaely Moreira da Costa, assistente social, Amanda Pordeus; médico do Programa Mais Médicos (PMM), Dr. Fernando Gadelha Fernandes, enfermeiras Anny Andrielly Gadelha Duarte Soares e Edneusa de Assis Pereira, fisioterapeuta João Dantas de Oliveira Filho, assistente social Sandra Pereira, técnicos de enfermagem Ioneide Sarmento, José Iran Filho e Francisca Michely da Silva Oliveira.
Ainda estiveram presentes a professora da Creche Tia Mariquinha, Maria Auxiliadora Dário, a técnica da Secretaria de Educação, Islândia Maria Alves, a diretora da Escola João Alves de Sousa da Comunidade de São Diogo, professora Maria Adriana da Silva, as servidoras da Creche Francisca Maria de Abrantes (Mãe Chiquinha) da Comunidade do Pinhão: Gildete Abrantes, Geórgia Abrantes, Leda Gomes, Zélia Costa, Noêmia Virgínia dos Santos Neta e Rosália Pires, dentre outros.
“A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: dengue, chikungunya e Zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti. Aspectos como a urbanização, o crescimento desordenado da população, o saneamento básico deficitário e os fatores climáticos mantêm as condições favoráveis para a presença do vetor, com reflexos na dinâmica de transmissão desses arbovírus”, disse a médica Antônia Gomes Abrantes Barbosa.
“Pessoas com doenças crônicas, gestantes, crianças menores de dois anos e idosos acima de 65 anos são mais suscetíveis às complicações da dengue, chikungunya e Zika. Caso qualquer um dos perfis conviva com você, os cuidados de combate ao mosquito devem ser redobrados”, alerta a médica.
“Segundo estudos, 75% dos focos de dengue estão dentro das residências. O combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, exige cuidados essenciais no dia a dia, como tampar as caixas d’água, descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas, uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão, desobstrução de calhas, lajes e ralos, esvazie garrafas PET e vasos, guardar garrafas e pneus em locais cobertos e retirar água acumulada dos vasos e plantas. Nessa missão, contamos com o trabalho fundamental dos agentes de combate às endemias. Receba-os, ajude-os na localização e na erradicação de possíveis focos do mosquito em sua casa e na sua vizinhança”, ressaltou Dra. Antônia Gomes Abrantes Barbosa.
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604
Blog do Geraldo Andrade