Estudante Pedro Henrique Estrêla, sobrinho do ex-vereador Joca de Duca, recebe a Primeira Eucaristia em Poço Dantas - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Estudante Pedro Henrique Estrêla, sobrinho do ex-vereador Joca de Duca, recebe a Primeira Eucaristia em Poço Dantas

 

Na   tarde   de   domingo   (21)   de   abril,   38   crianças   participaram   da celebração da Primeira Eucaristia, na Paróquia São Francisco de Assis em Poço Dantas. Dentre elas Pedro Henrique Estrêla, de 13 anos, residente na Vila de Barra de Piabas-Poço Dantas-PB. Ele é filho da comerciante  Noesia   Estrêla.  São   seus   avós   maternos  Vanduy Machado   e   Dona  Nilza   Estrêla.   Pedrinho   Estrêla   é   sobrinho   do   ex-vereador de Uiraúna e Poço Dantas, João Guilherme Estrêla (Joca de Duca) “in memoriam”. 

Uma celebração marcada pela emoção e concentração. As crianças receberam o Pão da Vida, Jesus Cristo – Caminho, Verdade e Vida. Algo de novo, diferente e transformador, que surpreende e emociona. Ao   longo   da   celebração,   era   nítida   a   alegria   e   a   emoção   das   crianças   diante   do sacramento. O   estudante   Pedrinho   Estrêla   tem   como   padrinhos   o   advogado, jornalista   e   servidor   público,   Abdias   Duque   de   Abrantes   e   a farmacêutica   Anadélia   Correia   Guedes   Duque   de   Abrantes.  A celebração foi presidida pelo Padre Everton Gabriel Vieira de Sousa.

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no qual é celebrada a primeira vez que a criança cristã irá receber o Corpo e o Sangue de Cristo (sob a forma de pão e vinho). Trata-se de um dos Sacramentos da Igreja – assim como o Batismo – no qual é representado “o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso. A Eucaristia coloca-se no coração da “Iniciação à Vida Cristã”, junto ao Batismo e à Confirmação, e constitui a fonte da própria vida da Igreja. 


Deste Sacramento de amor, de fato, nasce um autêntico caminho de fé, de comunhão e de testemunho.  A Primeira Comunhão encontra lugar de destaque entre as celebrações religiosas mais importantes, pois reflete o ápice da igreja, aumentando a nossa união com Jesus Cristo, nos renovando, fortalecendo e aprofundando dentro da fé.

Segundo o Papa Francisco, “a Primeira Eucaristia é antes de mais nada uma festa,   na   qual   celebramos   Jesus   que   quis   ficar   sempre   ao   nosso   lado   e nunca Se separará de nós”.





Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB Nº 604

Blog do Geraldo Andrade