Governador João Azevedo nomeia a professora uiraunense, Eliane Aquino para o cargo de gerente operacional de educação para pessoas privadas de liberdade - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Governador João Azevedo nomeia a professora uiraunense, Eliane Aquino para o cargo de gerente operacional de educação para pessoas privadas de liberdade

 

O governador João Azevedo (PSB) nomeou a professora e pedagoga uiraunense, Eliane Maria de Aquino para exercer o cargo de Gerente Operacional de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade da Secretaria de Estado da Educação. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado em 14 de março de 2024. 

A Professora Eliane Aquino é filha do ex-prefeito de Uiraúna, Antônio Maurílio de Aquino  e Dona Irega Aquino.


PERFIL DA PROFESSORA ELIANE AQUINO



Possui curso de especialização em fundamentos da educação: práticas pedagógicas interdisciplinares pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Curso de Aperfeiçoamento: Formação para Educadores no Contexto Prisional (2015). Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal da Paraíba (2017) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).


Trajetória da experiência profissional


Atualmente Coordenadora Estadual da Educação em Prisões na Paraíba. Assumiu a Gerência da Educação de Jovens e Adultos (GEEJA) de dezembro de 2016 a maio de 2017. Docência no ensino fundamental e médio EJA pela EEEFM Graciliano Ramos. Convidada pela SEE/SEAP para assumir a coordenação estadual em novembro de 2011, quando começamos com levantamento e diagnostico da ação, estrutura/ espaço para sala de aula e nível de ensino escolar, momento de transformar celas em salas de aula em todas as unidades prisionais, acompanhando e monitorando da ação em todo o estado da Paraíba. 


Participação na elaboração do Plano Estadual de Educação de Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional  versão 2012/2015 e 2021/2024, SENAPPEN SEE SEAP para a construção de instrumentos, plano estratégico curricular (PEC)-SEE para o desenvolvimento das atividades laborais da coordenação,  reuniões pedagógicas: professores, coordenadores  gestores de escolas, com orientações e repertórios pedagógicos para possibilitar e com olhar humanizado  escuta de familiares, advogados, diretores das unidades prisionais e o próprio aluno privados de liberdade do semiaberto, aberto e condicional no fazer e expedir as declarações da remição pelo estudo como também acompanhamento pela leitura e os exames de certificação ENCEJA e ENEM, atendimento as gerências regionais de ensino,  coordenadores locais das dezesseis gerências de ensino, diretores de escolas e diretores das unidades prisionais, reuniões intersetoriais com SEE, SEAP, VEP, Universidade: Cátedra UFPB,UEPB e Pastoral Carcerária.



Blog do Geraldo Andrade