Por Luiz Adriano
Dois apenados fugiram do Presídio Federal de Segurança Máxima situado em Mossoró, no Rio Grande do Norte, fato ocorrido na madrugada desta quarta-feira (14). Esta foi a primeira fuga registrada em penitenciárias federais no Brasil, conforme dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), o qual até às 16h17 desta quarta-feira (14) permanecia com a informação de que desde a sua criação, “nunca houve fuga, rebelião nem entrada de materiais ilícitos nas unidades penitenciárias”.
A dupla de fugitivos, de 34 e 36 anos respectivamente, é oriunda do estado do Acre e foi transferida para o presídio de Mossoró-RN em 27 de setembro do ano passado. Eles tiveram que sair do Presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro, em Rio Branco-AC, devido a uma rebelião onde eles estariam envolvidos.
De acordo com as investigações, os dois indivíduos são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar.
Segundo o site de notícias G1/RN, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte informou na manhã desta quarta-feira (14) que foi solicitada para dar apoio na tentativa de recapturar os apenados e reforçou que “o apoio está sendo dado”.
Conforme apurado pelo Portal Diário, a Polícia Federal abriu um inquérito nesta quarta-feira (14) para apurar a fuga dos presidiários.
PRESÍDIOS FEDERAIS
O presídio de Mossoró-RN é o único da região Nordeste no âmbito federal. Há outros quatro no país que assim como ele recebem presos de alta periculosidade, veja quais:
Catanduvas (PR);
Campo Grande (MS);
Porto Velho (RO);
Brasília (DF).
Fonte: PORTAL DIÁRIO