Na Sessão Administrativa de quarta-feira (31) de janeiro, o Egrégio Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, por unanimidade, voto de aplauso direcionado ao servidor José Rafael Fernandes, em razão de ter adquirido aposentadoria, e pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral. A propositura foi de autoria do juiz federal e membro da Corte Eleitoral, Bruno Teixeira de Paiva.
O magistrado Bruno Teixeira de Paiva desejou ao homenageado “que sua aposentadoria seja o início de uma nova jornada repleta de tranquilidade e realização; que Deus esteja no pleno controle de seu destino; continue a pôr a fé em Deus, sua grandeza principal; saiba que este proponente e todos que fazem o GAB06 admiram muito esta sua grandeza e se orgulham de ter tido como colega, tão grande homem; receba os aplausos por um legado de decência perante esta Corte”.
A presidenta do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, registrou que José Rafael Fernandes é um exemplo para todos. “Grande servidor da casa, grande servidor, uma pessoa que se eu pudesse lhe dar um título, daria de o ser humano mais alegre que eu conheço, nunca lhe vi com mau humor, nunca lhe vi negar qualquer pedido, porque Vossa Senhoria sempre está pronto para servir, para atender, para colaborar, com um sorriso no rosto, e com muita disposição para trazer paz, fraternidade, no ambiente de trabalho, consequentemente no seu lar, na sua casa, entre amigos; também são pessoas como Vossa Senhoria que marcam nossa história; não precisa ser governador, nem deputado, somos todos servidores, e se nós passarmos pela vida dos outros deixando lições de amor é que é o importante, e essas lições Rafael, você vai deixar aqui nesse tribunal”, assegurou a desembargadora.
A vice-presidenta e corregedora, Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, desejou um descanso bem proveitoso, muita boa sorte e felicidades ao agraciado, e finalizou registrando que “Rafael é um daqueles servidores que nós podemos plasmar de que sempre combateu o bom combate, e sai com o seu coração bem feliz porque deixou história, e serviu com zelo e com dedicação”.
O homenageado José Rafael Fernandes, no uso da palavra, agradeceu ao juiz federal, Bruno Teixeira de Paiva pela propositura, e a presidenta do TRE-PB, desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, em nome da Corte. “Eu de fato vesti, e visto, a camisa da Justiça Eleitoral, como Fábio Guru disse aqui; é minha segunda família, foi aqui que eu passei mais tempo trabalhando e acordado, (…) e dizer da honra e do orgulho que sempre tive, de dizer, por onde andei, que eu integrava os quadros da Justiça Eleitoral paraibana, com muito orgulho”, disse o servidor.
Perfil do servidor José Rafael Fernandes
José Rafael Fernandes é filho de José Orlando Fernandes e de Maria de Oliveira Fernandes, nasceu em Uiraúna/PB em 24 de outubro de 1963. Casou-se com Ricélia Pordeus Leite Fernandes com quem teve três filhas, Rafaela Pordeus Leite Fernandes, advogada; Raíssa Pordeus Leite Fernandes, médica; e Ruhama Pordeus Leite Fernandes, arquiteta. Membro da tradicional família Fernandes.
O servidor José Rafael Fernandes é parente da Doutora em Direito Ambiental pela Universidade de Salamanca – Espanha, ex-secretária de Meio Ambiente do Município do Conde-PB, Secretária-Geral da Comissão de Direito Ambiental da OAB-PB, advogada Vescijudith Fernandes Moreira.
José Rafael Fernandes é graduado em Engenharia Civil e Direito. Foi o engenheiro responsável pela construção da Igreja Santa Júlia, localizada no bairro da Torre, em João Pessoa. É membro fundador da associação sem fins lucrativos “Donos do Amanhã” que ajuda no bem-estar de crianças e adolescentes carentes em tratamento contra o câncer.
Dedicou quase 38 anos de sua vida laboral a Justiça Eleitoral atuando em diversas áreas como o Fórum Eleitoral de Campina Grande, a Secretaria de Tecnologia da Informação, a Secretaria de Administração e Orçamento, Diretoria-geral, entre outras. José Rafael Fernandes tem uma trajetória na Corte Eleitoral da Paraíba que se confunde com a sua própria vida pessoal. Na Corte Eleitoral atuou com competência, zelo, urbanidade, honestidade, ética, eficiência e sempre à luz do interesse público.
Abdias Duque de Abrantes
Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.
Blog do Geraldo Andrade