Emoção e homenagens marcaram a missa de trigésimo dia de morte do comerciante José Odilon de Oliveira (Dedé de Odilon), falecido em 18 de dezembro de 2023, vítima de câncer, em Uiraúna-PB. A cerimônia foi realizada, às 17h, na Igreja de São Francisco de Assis em Poço Dantas e presidida pelo padre Everton Gabriel Vieira de Sousa.
Dedé de Odilon era filho do primeiro Tabelião do Município de Poço Dantas, Sr. Odilon Francisco de Oliveira e da Sra. Maria Minervina da Conceição (Maria de Odilon) “in memoriam”.
José Odilon de Oliveira era casado com a professora aposentada, ex-vereadora, ex-vice-prefeita de Uiraúna, defensora pública na Comarca de São João do Rio do Peixe-PB, Dra. Damy de Almeida Freitas Oliveira. Deixou um filho o Gerente Contábil da Empresa Guaraves Guarabira Aves Ltda, Eglys Hermeson de Almeida Oliveira e a neta Nayane Oliveira.
Dedé de Odilon era genro do pecuarista, ex-líder político de Poço Dantas, ex-escrivão do Cartório, ex-candidato a vereador pela UDN em 1959 em Uiraúna, ex-Delegado de Polícia, Anastácio de Almeida Machado e Dona Josefa Cesário de Almeida “in memoriam”. Era sobrinho do saudoso vereador de Uiraúna e Poço Dantas, João Guilherme Estrela (Joca de Duca).
O advogado, jornalista e servidor público, Abdias Duque de Abrantes e a professora aposentada Maria Vilani das Chagas Sousa leram mensagens.
A solenidade contou com a presença de vários políticos locais, familiares e amigos.
Entre os presentes, estavam o ex-candidato a prefeito de Poço Dantas em 1996 pelo PMDB e em 2004, ex-vice-prefeito de Poço Dantas e de Uiraúna, empresário da área da Educação, diretor-presidente da Faculdade do Oeste Potiguar (FAOP), com sede em São Miguel-RN, advogado Hélio de Almeida Freitas Machado, o vereador de Bernardino Batista, Bastim de Albuino (PP), ex-vereador, professor e radialista, Vicente de Almeida Filho (Vicentinho Almeida) e esposa Adriana Almeida, vereador de Poço Dantas, Renê Bezerra, empresário sousense e pecuarista, Azarias Duque de Abrantes (proprietário da Autopeças Pai Assis em Sousa) e a esposa, Erivan Barreto, Sr. José Duque de Equitane e esposa, Sra. Necy Abrantes, Iza Guilherme, Cláudio Xavier, estudante de Farmácia, Myrella Guilherme, mestre de obras Cleidson Xavier e esposa Kívia Alencar, Rafael Antunes e esposa, a psicóloga Polliany Abrantes Antunes e gestora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jovelina Gomes - Uiraúna-PB, pedagoga Francisca Íris Duarte de Figueiredo.
Ainda estiveram presentes na celebração da eucaristia, a servidora da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Gildete Duque de Abrantes, a gerente da empresa Ceará Gás em Carapicuíba-SP, Jinete Duque de Abrantes, Gineide Duque de Abrantes, Gilda Abrantes, Nenén de Zé de Quinô, o autônomo Aguinaldo Leôncio de Almeida e esposa, a comerciante Edna de Almeida Machado, a estudante de Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA), de Sobral-CE, Larissa Leôncio de Almeida, jornalista, Helaine Samanta Anacleto de Almeida, José Aurivan de Sá e esposa a professora Fátima Almeida Freitas Sá, advogado, Herleson Sarllan Anacleto de Almeida, radialista João Andrade, Nilza Guilherme Estrela, comerciante Noésia Estrela, pecuarista Borrego Guilherme, Mazinho Guilherme, Toinho Guilherme Estrela e esposa, Luís Guilherme (Luís de Odilon), dentre outros familiares e amigos.
Dedé de Odilon foi um símbolo de decência, honradez, respeitabilidade e dignidade. Era uma pessoa muito cordial e de boa convivência social. Sua história de vida e dedicação à família e ao trabalho são legados deixados para as populações uiraunense e poçodantense. Uiraúna e Poço Dantas perderam um grande cidadão.
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604
Blog do Geraldo Andrade