Na manhã dessa terça-feira (12), um grupo de servidores da rede municipal de saúde de Cajazeiras cruzou os braços e paralisaram suas atividades reivindicando salários do mês de novembro.
Segundo Diego Alves, representante do Sindicato dos Funcionários Municipais de Cajazeiras (SINFUMC), os recorrentes atrasos acontecem porque o Ministério da Saúde não está fazendo o repasse em dia.
“Nós sabemos que desde o governo Bolsonaro, há um atraso no repasse por parte do Ministério da Saúde, e alguns municípios têm dificuldade de honrar essa folha com recursos próprios. Então, os repasses vêm caindo paulatinamente. Hoje, na madrugada, foi feito o restante desse repasse por parte do ministério, e a secretária Mychelle, junto com sua equipe, está pagando o resto da folha de novembro desses servidores que estavam faltando receber seus salários”, disse o diretor sindical.
Os funcionários vem sendo prejudicados com os atrasos, pois muitos estão com dificuldades para cumprir seus compromissos mensais.
A presidente do SINFUMC, Elinete Lourenço, não compareceu à manifestação porque está em Brasília participando de um congresso nacional de saúde mental.
Servidores da saúde de Cajazeiras reivindicam salários do mês de novembro (Foto: Elmo Lacerda)
Os profissionais de saúde cobram da gestão municipal uma tabela de pagamento fixa e sem atraso. Mas o diretor sindical Diego Alves alega ser inviável para a prefeitura se o Governo Federal não cumprir com a parte dele.
“Só é possível o pagamento em dia se os repasses caírem a cada dia 5 de cada vez, como era feito anteriormente. Mas, enquanto houver esse atraso de repasse, dia 10, dia 12 dos meses subsequentes, é impossível”, ele disse.
Tabela com atraso
A Secretaria Municipal de Saúde repassou ao Diário do Sertão a tabela de pagamento do mês de novembro. Segundo a tabela, servidores do PEVA, SAMU, USF da zona rural e alguns agentes comunitários de saúde (ACS) recebem nessa terça.
Fonte: DIÁRIO DO SERTÃO