O governador João Azevedo deu mais uma demonstração de que pretende reforçar ainda mais a sua base política no alto sertão, em especial no Vale do Rio do Peixe. Através da articulação direta do próprio governador e com a anuência do líder Chico Mendes, o deputado Estadual Gilbertinho confirmou afastamento da Assembleia Legislativa para dá oportunidade ao suplente Aírton Pires, ambos do União Brasil.
Além do envolvimento pessoal do governador João Azevedo e dos deputados Chico Mendes e do próprio Gilbertinho, a reaproximação de Aírton Pires com o governo também contou com o engajamento de alguns secretários de estado, com destaque para Deusdete Queiroga, que comanda a pasta de Infraestrutura. O atual prefeito de São João do Rio Peixe, Luiz Claudino, também exerceu papel importante nas conversações.
No núcleo forte do Palácio da Redenção, a chegada de Aírton Pires à situação é tido como um movimento estratégico para consolidar o grupo político do governador nos oito municípios que compõem o Vale do Rio do Peixe, localizado na
microrregião de Cajazeiras.
Aírton Pires chega à Assembleia Legislativa com a experiência de ter sido por dois mandatos prefeito de São João do Rio do Peixe. Aírton votou em João Azevedo em 2018 e foi aliado durante todo primeiro mandato do governador. O afastamento entre ambos se deu durante o pleito de 2022, quando Aírton Pires teve a sua candidatura questionada na Justiça Eleitoral pelo PP, partido comado pela família Ribeiro na Paraíba.
Blog do Geraldo Andrade