Conhecido como Ramal do Apodi, o Trecho 4 do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), visitado nesta sexta-feira (1) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é mais uma etapa na concretização de um objetivo que o próprio Lula sintetizou após a visita às obras, em solenidade realizada na Comunidade de Placas cidade de Luís Gomes (RN).
O Ramal do Apodi, iniciado há dois anos, é uma obra de 115 quilômetros de extensão, com um túnel de mais de seis quilômetros, ligando a Paraíba ao Rio Grande do Norte, único estado ainda não atendido diretamente pela infraestrutura física do PISF. O projeto objetiva atender aos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte e, quando concluído, em 2025, beneficiará mais de 750 mil pessoas, em 54 municípios.
Participaram do evento a governadora do Estado do RN, professora Fátima Bezerra (PT), vice-governador Walter Alves (MDB), Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ministros da Casa Civil, Rui Costa; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e da Secretária-geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, além de prefeitos Carlos Augusto de Paiva -Tututa - (MDB) de Luís Gomes; Marianna Almeida Nascimento (PSD) de Pau dos Ferros, Maria Elce Mafaldo de Paiva Fernandes (MDB) de Major Sales e Eraldo Daniel de Paiva (PT) de São Gonçalo do Amarante, dentre outros.
Ainda prestigiaram o evento a senadora Zenaide Maia (PSD), deputados federais Fernando Mineiro (PT) e Natália Bonavides (PT); deputados estaduais Francisco do PT, Isolda Dantas (PT), Divaneide Basílio (PT) e Dr. Bernardo Amorim.
O evento contou ainda a presença da vereadora de Natal, Brisa Bracchi (PT), vereadora de Mossoró, Marleide Cunha (PT), ex-prefeito de Luís Gomes-RN, Dr. Pio X Fernandes (MDB), presidenta da Comissão Provisória do PT de Sousa-PB, advogada Vera Vernaide, Secretário de Movimentos Populares da Comissão Provisória do Partido dos Trabalhadores de Sousa, professor e advogado, Egberto Guedes de Oliveira, Dona Mazé, vice-presidente da Associação de catadores de Recicláveis de Sousa, servidor do Fórum de Sousa-PB, Rigélio, advogado, jornalista e servidor público, Abdias Duque de Abrantes, comerciante e petista de Uiraúna, Francisco Moreira; Presidente da Câmara Municipal de Joca Claudino-PB, vereador Geraldo Feotosa de Lima, blogueiro e radialista Geraldo Andrade, ex-vereador do PT de Mossoró, Ivan da Caixa; professor Castelo de Mossoró e representantes da sociedade civil.
“O Rio São Francisco não é de ninguém. É do Brasil. É do povo Brasileiro. Ele nasce em Minas Gerais e deságua lá na região do Nordeste. Nós temos que fazer com que essa água, antes de chegar ao mar, seja repartida com 12 milhões de almas que moram no setor mais seco do nosso país”, ressaltou o presidente Lula.
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604
Blog do Geraldo Andrade