Pecuarista Chico de Duca, irmão do ex-vereador Joca de Duca e avô da ex-vereadora Eva é homenageado na 5ª Cavalgada de Poço Dantas-PB - BLOG DO GERALDO ANDRADE

Pecuarista Chico de Duca, irmão do ex-vereador Joca de Duca e avô da ex-vereadora Eva é homenageado na 5ª Cavalgada de Poço Dantas-PB

O saudoso patriarca, produtor rural e pecuarista, Francisco Guilherme Estrela (Chico de Duca) foi homenageado domingo (24) de setembro na 5ª Cavalgada Tropeiros de São Francisco de Assis de Poço Dantas-PB. 

 

BIOGRAFIA DE CHICO DE DUCA


O saudoso patriarca, pecuarista e produtor rural, Francisco Guilherme Estrela (Chico de Duca) nasceu no dia 08 de outubro de 1922 na Vila de Barra de Piabas-Poço Dantas-PB. Era filho de Guilherme Duque de Equitane (Seu Duca) e Minervina Maria da Conceição (Dona Minervina) “in memoriam”. Em 19 de março de março de 1946 casou-se com a Sra. Tereza Vieira de Jesus na Capela de São José de Barra de Piabas, tendo como celebrante o Padre Antônio Anacleto de Andrade. Chico de Duca era membro de uma prole de oito irmãos. 

O saudoso patriarca e produtor rural, Francisco Guilherme Estrela (Chico de Duca) era genro de Antônio Vieira da Silva e Dona Ana Alexandre Sabina, do Distrito de São João Bosco-Poço Dantas. 

Francisco Guilherme Estrela (Chico de Duca) era membro das famílias Abrantes, Estrela, Guilherme, Duque, Rodrigues, Sousa e Tomaz. Faleceu em 29 de julho de 2008 em João Pessoa-PB.


São seus filhos o comerciante Francisco Guilherme Filho (Chiquinho Guilherme) “in memoriam”, Maria Guilherme Estrêla, professora Rosa Guilherme Estrela “in memoriam”, comerciante Iracema Guilherme Estrêla, Zeneide Guilherme Estrela de saudosa memória, comerciante Lucineide Guilherme Estrêla, produtor rural Vidal Guilherme Estrela, Rosineide Guilherme Estrela, professora Maria José Guilherme, comerciante Júlio Guilherme Estrêla “in memoriam” e o produtor rural, Antônio Guilherme Sobrinho (Toinho Guilherme). 


Chico de Duca era irmão do saudoso vereador de Uiraúna e Poço Dantas, João Guilherme Estrela (Joca de Duca) e avô da ex-vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-candidata a prefeita de Poço Dantas-PB pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), professora Maria Eva de Sousa Lira (Eva). Chico de Duca era sogro do saudoso pecuarista da Comunidade de Bulandeira e ex-candidato a vereador na eleição de 2004, Raimundo Francisco de Sousa, pai da ex-vereadora, professora Maria Eva de Sousa Lira. 


Chico de Duca era um cidadão trabalhador, humilde, amigo, destemido, determinado, sincero, verdadeiro, íntegro, honesto, decente, digno, correto, generoso e justo.  Devoto de São Francisco de Assis. Foi um pai maravilhoso, amoroso e generoso.


 Sempre pautou sua vida pela retidão e equilíbrio. Um homem de respeito, um homem honrado, era dedicado ao trabalho e a sua família.  Respeitado na comunidade, de conduta ilibada e uma reserva moral de Poço Dantas e região. Foi um homem de caráter exemplar. Um sábio, graduado e pós-graduado na escola da vida.

Francisco Guilherme Estrela (Chico de Duca) deixou uma legião de amigos na Vila de Barra de Piabas, em Poço Dantas, Bernardino Batista, Joca Claudino, Uiraúna, Poço de José de Moura, Venha-Ver – RN e São Miguel –RN.




Abdias Duque de Abrantes

Advogado, Jornalista e Servidor Público

Blog do Geraldo Andrade