Membro titular do Parlamento do Mercosul (Parlasul), o deputado federal Wilson Santiago participou, na tarde desta quarta-feira (13), da reunião que teve como objetivo eleger o novo presidente e novos vices para liderar o bloco até o final de 2024.
Na ocasião, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS ) foi eleito presidente, e o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), vice-presidente da delegação brasileira.
O deputado federal Wilson Santiago parabenizou a nova Mesa Diretora e enfatizou a importância de trabalhar em favor dos interesses do Brasil. “Vamos dar continuidade aos trabalhos para representar o Parlamento Brasileiro, discutir e articular assuntos em comum entre os países. É com a nossa união em favor dos interesses do Brasil e troca de experiências, que será possível contribuir para o desenvolvimento político, econômico e social do Brasil”, destacou Santiago.
A próxima reunião do Parlasul, que funciona em Montevidéu, no Uruguai, está marcada para o dia 25 de setembro.
A representação brasileira é composta por 27 deputados federais e 10 senadores. Como vice-presidente do Senado no Parlasul foi eleito o senador Humberto Costa (PT-PE), e como vice-presidente da Câmara no colegiado, o deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP).
Ao final foi oferecido um almoço pelo Ministro de Estados das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, aos diretores e membros da representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, na sala Portinari, do Palácio do Itamaraty.
Parlasul
O Parlamento do Mercosul é formado por representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Periodicamente, cada país realiza indicações ou eleições para seus representantes. A sede é em Montevidéu, capital do Uruguai. Os representantes desses países-membros se reúnem na cidade uruguaia para debater e votar suas propostas.
Blog do Geraldo Andrade com Assessoria