O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa Agora Sei, do Rio Grande do Norte lança nesta quarta-feira (31), a segunda matéria da terceira rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba.
Para saber quais são os gestores mais queridos do estado, serão quase 100 pesquisas municipais que abrangem a avaliação nos dois primeiros anos de mandato.
A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, em diversas áreas da gestão das prefeituras; isso irá direcionar o futuro das administrações em melhorar ainda mais a vida dos seus habitantes.
Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam a pesquisa no município de São João do Rio do Peixe. A pesquisa foi realizada nos dias 20 a 22 de maio de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 152 na zona urbana e 248 na zona rural.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra
O primeiro dado mais importante observado na pesquisa foi a avaliação da gestão, nessa área do levantamento na qual existe a divisão entre ótimo e bom, o Prefeito atingiu 74,1% de aprovação, ratificando o ótimo trabalho dos dois primeiros anos do primeiro mandato de Luiz Claudino na cidade.
Na área da pesquisa onde é perguntado aos 400 entrevistados, se você aprova ou desaprova a gestão, os bons números se repetem com o Prefeito tendo 79,3% de aprovação.
Foto: Divulgação
A boa administração, a gestão mais eficiente que às anteriores e o trabalho são os principais pontos considerados pelos 317 munícipes que aprovam a administração, como primordiais para o sucesso do mandato de Luiz Claudino.
Nas áreas específicas pesquisadas pelo projeto, as que mais se destacam são: Os serviços prestados nos Postos de Saúde com 72,1% de aprovação; a avaliação das escolas municipais que atinge 74,8% e a categoria que mais se sobressai no levantamento, são os ótimos números na coleta de lixo de São João do Rio do Peixe que chegam a 80% de aprovação perante os 400 entrevistados.
Foto: Divulgação
A ocupação da região onde hoje se encontra o município de São João do Rio do Peixe remonta ao século XVII, quando as sesmarias do sertão Pernambucano são divididas. A atual área do município ocupava a região chamada Ribeira do Rio do Peixe. No mesmo século essa região começou a ser explorada quando Luis Quaresma Dourado, da Paraíba, e pela família D’avilla, integrante da Casa da Torre, na Bahia.
No século XIX, entre 1855 e 1863, marca um novo ciclo de desenvolvimento em São João do Rio do Peixe, que passa a ser distrito. O distrito de São João do Rio do Peixe foi criado pela lei provincial n.º 96, de 28-11-1863, sendo subordinado ao município de Sousa.
Em 1881, o distrito é elevado a município, com a mesma denominação, pela lei provincial nº 727, de 08-10-1881, sendo desmembrado de Sousa.
No período entre 1932 e 1989 o município passou a se chamar Antenor Navarro, nome do interventor da Paraíba na década de 1930. Com a promulgação da nova Constituição da Paraíba, em 1989, a cidade retomou ao antigo nome.
oto: Luiz Claudino
Luiz Claudino de Carvalho Florêncio, hoje com 47 anos, é natural de São João do Rio do Peixe. Passou parte de sua adolescência e juventude em Campina Grande, onde se formou em Técnico em Agropecuária pela Universidade Estadual da Paraíba.
O seu primeiro desafio na política foi no ano de 2004, quando decidiu se lançar candidato a vereador por São João do Rio do Peixe junto ao projeto encabeçado pelo empresário Aírton Pires, também estreante em eleições como candidato a prefeito. Na sua primeira tentativa, Luiz Claudino ficou na primeira suplência e chegou a assumir por alguns meses durante àquela legislatura. Já mais experiente e conhecido no município, Luiz obteve a sua primeira vitória como vereador no ano de 2008, repetindo o mesmo feito nas eleições seguintes de 2012 e 2016.
Apoiado pelo ex-Prefeito Airton Pires, a eleição de 2020 foi a coração de Claudino, que disputou a prefeitura, contra o também ex-Prefeito Lavoisier Dantas, vencendo com a maior votação já alcançada no município e com a maior diferença já registrada sobre um concorrente direto, ao atingir 7.260 votos (69,65%).
Nas últimas eleições o Prefeito, apoiou para a Assembleia, Airton Pires (União Brasil), na disputa para a Câmara ele esteve ao lado de Wilson Santiago (Republicanos), no Senado Efraim Filho (União) e na briga pelo Governo, o Prefeito apoiou João Azevêdo (PSB).
Todos os candidatos tiveram ótimos números na cidade, se destacando a larga vantagem que João Azevêdo conseguiu ter nos dois turnos e a maior votação que Airton Pires teve em todo estado.
SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE APOIO DO PREFEITO VOTAÇÃO
GOVERNADOR João Azevêdo 6.265 / 8.398
SENADOR Efraim Filho 3.559
DEPUTADO FEDERAL Wilson Santiago 2.604
DEPUTADO ESTADUAL Airton Pires 5.096
VEJA A PESQUISA COMPLETA
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba / Agora Sei