Com um histórico de defesa em prol da educação da Paraíba, o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos), celebrou nesta quinta-feira (18), os anúncios para a área feitos durante a visita do ministro da Educação, Camilo Santana, que autorizou a retomada de 125 obras inacabadas na educação básica em 86 municípios paraibanos. O parlamentar prestigiou a solenidade que ocorreu no Centro de Convenções de João Pessoa.
O governador João Azevêdo lançou o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa na Paraíba, com o programa Alfabetiza Mais Paraíba, que irá contar com investimentos de R$ 23 milhões, destinados à elaboração de material didático-pedagógico, concessão de bolsas para formação de profissionais, articulação e mobilização, desenvolvimento de capacidades e avaliações de monitoramento.
“Hoje é um dia bastante significativo para a educação da Paraíba, marca a retomada dos investimentos por parte do Governo Federal na melhoria da infraestrutura das escolas em todas as regiões de nosso estado. Serão R$ 106 milhões destinados para a conclusão de 44 unidades de educação infantil, 20 escolas de Ensino Fundamental e 61 quadras esportivas, que servirão a milhares de crianças em nosso estado. Iremos acompanhar a execução desse projeto”, afirmou Wilson Santiago.
Conforme o deputado, é de suma importância a reestruturação das escolas. “A educação é a chave para o desenvolvimento humano e econômico e é preciso investir mais recursos para melhorar cada vez mais essa área. São ações como o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica e o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa na Paraíba que devem ser tratadas como prioridades. A Paraíba hoje tem motivos para comemorar e nos próximos anos, veremos os frutos desses investimentos com um estado mais desenvolvido”, acrescentou.
Novas vagas
As obras autorizadas pelo ministro Da Educação, Camilo Santana, serão executadas dentro do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, viabilizado através da MP 1.174/2023. O pacto prevê a conclusão de 3.590 obras e deverá garantir 450 mil vagas nas redes públicas. A iniciativa é vista como um passo importante na busca por uma educação de qualidade para todos os brasileiros.
“Todas as obras são informadas pelos municípios, através do Ministério da Educação. O que acontecerá agora, o prefeito vai colocar cada município e atualizar os indicadores e status sobre aquelas obras, se há interesse ou não de retomar”, explicou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Blog do Geraldo Andrade com Assessoria