Caso assuma a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do Brics, Dilma Rousseff (PT) pode receber um salário mensal de R$ 287,5 mil. A conta foi feita pelo R7 com base no relatório anual de 2021 do banco.
De acordo com o documento, os membros-chave da instituição — o presidente e cinco vice-presidentes — receberam juntos, naquele ano, 4 milhões de dólares, entre salários e outros benefícios.
Se os seis integrantes do grupo ganharam o mesmo, mensalmente, a quantia fica em 55.555,55 dólares. Considerando-se o valor atual da cotação do dólar, o salário mensal dos membros da presidência chegam a R$ 287.522,19.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem articulado a renúncia do atual presidente do NBD, Marcos Troyjo, sem que ele termine o mandato, que vai até 2025. Troyjo foi nomeado para a liderança do NBD em 2020, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na época, ele atuava como secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, chefiado pelo então ministro Paulo Guedes.
Críticas
O ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles disse no domingo (12) ao R7 que a ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) não é a pessoa mais adequada para assumir o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do Brics.
Segundo Meirelles, Dilma tem experiência por ter sido chefe do Poder Executivo, mas não dispõe do currículo adequado para ocupar uma instituição com foco em empréstimos, como é o caso do Banco do Brics.
Fonte: R7