Deputados federais e senadores da Paraíba, eleitos e reeleitos em 2022, devem participar no próximo dia 01, quarta-feira, da eleição das Mesas Diretoras da Câmara Federal e do Senado da República. A maioria da bancada federal deverá optar pela reeleição dos atuais presidentes das casas legislativas, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, favoritos para vencerem a disputa.
Em relação à Câmara Federal, 90% dos deputados paraibanos devem votar no atual presidente. No último dia 18 de janeiro, dos 12 deputados paraibanos, 10 participaram de uma reunião com o parlamentar alagoano. Só faltaram a reunião com Lira, os deputados Wellington Roberto (PL) e Luiz Couto (PT).
Mesmo tendo sido aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lira conseguiu reunir em torno de seu nome a oposição e a situação, petistas e conservadores. Do lado governista, havia um temor de que eventual derrota para Lira pudesse provocar uma crise política no governo Lula, levando ao travamento de pautas no Congresso Nacional.
Ainda há uma dúvida sobre a posição do deputado federal Luiz Couto. Questionado pelo autor do blog, no início da semana, sobre se votaria ou não em Arthur Lira, o parlamentar disse que “o voto é secreto” e que ainda escutaria as bases e os aliados antes de tomar uma decisão sobre a Mesa Diretora.
Em relação ao Senado, o atual presidente Rodrigo Pacheco (PSD) deve ter os votos de Veneziano Vital do Rêgo (MDB), candidato a reeleição como vice-presidente da Casa, e Daniella Ribeiro (PSD), do mesmo partido que Pacheco. Ainda há uma dúvida sobre a posição de Efraim Filho (União), que não falou publicamente sobre a eleição da Mesa do Senado.
Fonte: Agenda Política