A população da comunidade rural do Sítio Patamuté, em Cajazeiras, está sentindo na prática o descaso com a saúde pública da gestão do prefeito José Aldemir. Com a sede da Unidade Básica de Saúde fechada já há alguns meses para reforma, a comunidade ficou totalmente sem cobertura após a equipe do PSF ter sido desalojada em dezembro último de um imóvel particular que vinha sendo utilizado como base provisória. O fechamento do local se deu após o proprietário ter solicitado a devolução do imóvel.
Conforme reclamações da população, o posto de saúde que foi fechado para a reforma já estaria pronto há algum tempo, mas a Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras não teria ainda agilizado a reabertura da UBS. Esta demora teria sido um dos motivos para que o proprietário do imóvel que estava servindo de sede provisória do PSF ter solicitado o prédio de volta.
Com o fechamento da UBS, a população do Sítio Patamuté e comunidades vizinhas estão vivendo um verdadeiro transtorno para receber atendimento médico. Alguns usuários precisam se deslocar mais de 10 quilômetros para ser atendidos no PSF mais próximo ou procurar a zona urbana.
Blog do Geraldo Andrade