Policiais Federais estão nas ruas de João Pessoa, Capital da Paraíba, nesta sexta-feira (16), para cumprir diligências relacionadas à segunda etapa da operação Mercador Fenício, desarticulando organizações criminosas voltadas para o contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro.
São cumpridos 06 mandados de busca e apreensão expedidos pela 16ª Vara Federal da Paraíba. Segundo a PF, nas duas fases da operação, houve sequestro de bens móveis e imóveis e bloqueio de valores na ordem de R$ 1 bilhão.
A investigação conta com apoio da Receita Federal, Fisco Estadual, Polícia Civil e Ministério Público Federal deflagraram
De acordo com a Polícia Federal, a investigação constatou que os crimes vêm sendo praticados há pelo menos dez anos.
Ainda segundo a PF, os investigados adquiriam os produtos no exterior, internalizando-os clandestinamente, transportando, armazenando e distribuindo-os no território nacional aos atacadistas e varejistas, ao passo que a lavagem de dinheiro e evasão de divisas dos recursos provenientes do crime de contrabando eram operados.
Os nomes dos investigados não foram divulgados. Eles responderão pelos crimes previstos nos artigos 334-A, §1º, inciso IV, do Código Penal, artigo 1º,§ 1º da Lei 9613/98 e artigo 2º da Lei 12850/13.
Fonte: Agenda Política