A Paraíba apresentou, nos últimos anos, o 3º maior crescimento da região Nordeste e o 9º em todo o País. O estado se destaca nas áreas de indústrias, turismo e energias renováveis. As potencialidades da Paraíba serão debatidas durante o Encontro ‘Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’ que acontece em João Pessoa na próxima sexta-feira (11) com a presença de todos os presidentes de associações municipalistas do Nordeste, além de representantes da CNM e da bancada federal paraibana.
Mesmo diante de um cenário adverso, a Paraíba permanece com destacado potencial de consumo. Nas duas maiores cidades paraibanas, João Pessoa (capital) e Campina Grande, o potencial de consumo em 2020 foi de R$ 24,371 bilhões, o que representa 40% do total de consumo do estado (R$ 60,761 bilhões). As duas cidades estão interligadas por uma rodovia federal de 120 km com faixa duplicada.
Destaca-se ainda na Paraíba o Polo Turístico Cabo Branco considerado o maior complexo turístico do Nordeste. Totalmente planejado, o complexo já abriga um centro de convenções e o Parque das Trilhas, a maior reserva ambiental de Mata Atlântica nativa inserida na malha urbana do Brasil. Já são quatro empreendimentos com contratos firmados que irão trazer resorts, parque aquático e spa hotel, colocando o setor em um novo patamar.
Já o potencial energético, principalmente eólico e solar, e as políticas de incentivos, tornam a Paraíba uma grande oportunidade para investimento em empreendimentos de geração de energia elétrica. O estado conta com incentivos fiscais, infraestrutura adequada em estradas e telecomunicações, linhas de transmissão para escoamento da energia gerada, agilidade nos licenciamentos ambientais e políticas de fomento e promoção de energias renováveis. Além disso, mantém políticas de apoio aos empreendimentos e promove a articulação dos investidores com entidades estaduais e municipais envolvidas.
No turismo, além das belezas naturais, muito mais que belas praias, o estado também possui outros roteiros que podem ser curtidos pelo interior do estado, como o Maior São João do Mundo, realizado em Campina Grande, o Monumento Vale dos Dinossauros em Sousa, a Pedra de Ingá, bem como as festas populares, valorizando os artistas da terra e mostrando aspectos da economia criativa gerada pelos eventos.
Encontro – Realizado periodicamente e de forma estratégica para discutir as demandas da região nordeste do Brasil, o encontro ‘Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’ reúne dirigentes de associações municipalistas de todo os estados nordestinos.
O encontro, que também conta com a participação de governadores, senadores e deputados federais, trata de pautas urgentes do Nordeste e que precisam de encaminhamento em Brasília. Ao final de cada encontro, é construída uma Agenda Nordeste, composta pelas pautas urgentes da região.
Fonte: Resenha Politika