- Foto: Reprodução |
Ednalva Bezerra foi sindicalista, feminista e filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Durante o 8º Congresso Nacional da CUT, em 2003, foi uma das principais articuladoras para aprovação da resolução que criou a Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora. Maria Ednalva Bezerra de Lima foi a primeira Secretária Nacional de Mulheres da CUT.
Como representante da entidade integrou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
Também participou da Comissão Tripartite de Igualdade de Oportunidades e de Tratamento de Gênero e Raça no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. Em âmbito internacional, Maria Ednalva representou a CUT em vários fóruns e eventos.
Ednalva Bezerra de Lima faleceu aos 47 anos em Campinas, interior do estado de São Paulo, no dia 10 de setembro de 2007, vítima uma infecção causada por meningite.
A cerimônia de entrega foi presidida pelo vereador Marcos Henriques (PT) que afirmou que a entrega da honraria possui um significado simbólico muito forte, pois recebe o nome de uma das grandes mulheres da cidade de João Pessoa e da Paraíba.
Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB 604