A Secretaria Municipal de Educação de Bernardino Batista realizou mais uma ação do programa Busca Ativa Escolar neste dia 26 de novembro. Desta vez, foi o dia “D” com caminhada pelas principais ruas da cidade, entrega de panfletos contendo as principais informações do programa, fala secretário de educação, gestores, coordenadores e alunos.
A inciativa faz parte de um conjunto de estratégias que serão desenvolvidas, visando o resgate os alunos que deixaram de frequentar a escola pelos mais diferentes motivos.
O programa tem parceria com o Conselho Tutelar do município, bem como com as Secretarias de Saúde, Transporte, Esporte e Assistência Social da cidade.
Esses profissionais, juntamente com sociedade civil, saíram em campo para conscientizar os estudantes e suas famílias sobre os riscos e consequências da evasão escolar.
O trabalho intersetorial articula medidas para que sejam garantidos os direitos essenciais dos estudantes, sendo o principal, a educação. Os trabalhos envolvem as comunidades rurais do município e os bairros do centro da cidade.
“A pandemia agravou o cenário de evasão escolar e, agora, precisamos ir em busca dessas crianças e adolescentes que deixaram de frequentar as aulas”, comentou a coordenadora do programa, a assistente social Verônica Pereira.