O Presidente do Diretório Municipal do Solidariedade de Poço Dantas, líder político e empresário, Zé Almeida emitiu uma mensagem pelo Dia da Instituição do Voto Feminino no Brasil.
Mensagem na íntegra
Nos dias de hoje parece absurdo, mas comemora-se, todo o dia 03 de novembro o dia de envio do projeto de lei do voto feminino pelo governo Getúlio Vargas.
Mas, o dia do voto feminino é comemorado através da Lei 13086/2015.
Somente em 24 de fevereiro de 1932, o Código Eleitoral passou a assegurar o voto feminino. E em 1934, o voto feminino passou a ser previsto na Constituição Federal.
A luta por esse direito remonta ao século XIX e está diretamente ligada ao esforço feminista pela equiparação de direitos entre homens e mulheres.
O ato, que vai muito além de eleger um político, está diretamente relacionado ao exercício da cidadania.
A revolução se deu graças às sufragistas, mulheres brancas e negras, ricas e pobres que se uniram em prol de um objetivo: conquistar o direitos que lhes eram cabidos, inclusive o de votar e ser votada. O dia 03 de novembro relembra essa luta e tem o intuito de valorizar esse movimento de protagonismo feminino tão importante para a igualdade social e política no Brasil.
O voto das mulheres traz à tona pautas como a igualdade de gênero e direitos, possibilitando um verdadeiro fortalecimento de uma sociedade justa fraterna e democrática.
Apesar dos avanços, a luta das mulheres por igualdade de direitos ainda é atual e se reflete nos espaços de poder, onde os homens ainda ocupam a maioria absoluta dos cargos. Elas representam quase 53% de todo o eleitorado brasileiro, mas, ainda assim, são a minoria nos cargos eletivos.
Parabéns às mulheres.
Poço Dantas, 03 de novembro de 2021
Zé Almeida
Presidente do Diretório Municipal do Solidariedade de Poço Dantas e líder político
Blog do Geraldo Andrade