O líder político e presidente do Diretório Municipal do Solidariedade de Poço Dantas, empresário Zé Almeida celebra o Dia da Imprensa comemorado no dia primeiro de junho.
Nota na íntegra
O Dia da Imprensa é comemorado no Brasil em primeiro de junho.
A imprensa é chamada de “O quarto poder”, devido à sua grande influência, somada ao Executivo, Legislativo e Judiciário, pilares de um Estado Democrático de Direito. Sua função é de fiscalizar os governos e sociedades, a fim de evitar crimes, abuso de autoridade, opressão, ditaduras. Essa missão só pode ser exercida com isenção quando a mídia tem total liberdade de expressão.
Seu papel ético e de manutenção da democracia, dos direitos humanos e das liberdades são cada vez mais necessários. Sem liberdade de expressão, sem ética e profissionalismo nenhum direito humano se mantém de pé.
Uma democracia não nasce saudável se não passar seu passado a limpo.
“A liberdade de imprensa é irmã siamesa da democracia. Uma sem a outra não vive”.(Rui Celso Reali Fragoso).
A imprensa desempenha papel fundamental para a população, pois além de informar, ela contribui com a fiscalização dos agentes públicos e torna-se parâmetro da liberdade de expressão e democracia de uma nação.
O Estado Democrático de Direito exige uma imprensa livre, forte, independente e
imparcial, afastando-se qualquer censura prévia do Poder Público, ao mesmo
tempo que garanta proteção à honra, à vida privada e à imagem de todas as
pessoas (inclusive, jurídicas), em respeito a dois princípios fundamentais consagrados na Carta Magna: dignidade da pessoa humana (artigo 1º, inciso III) e
prevalência dos direitos humanos (artigo 4º, inciso II).
Não há democracia sem imprensa livre.
Poço Dantas, 01 de junho de 2021.
Zé Almeida
Líder Político e Presidente do Diretório Municipal do Solidariedade de Poço Dantas
Blog do Geraldo Andrade