A Comissão Intergestores Bipartite do Estado da Paraíba (CIB-PB) aprovou a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município de Poço José de Moura na região do vale do rio do peixe. A resolução foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE). A ampliação do serviço corresponde ao município de Poço José Moura na 9ª Região de Saúde.
Conforme a publicação, a decisão da plenária da CIB-PB aconteceu em Reunião Ordinária do órgão, em João Pessoa. De acordo com a resolução, a determinação de ampliação do Samu na cidade sertaneja estabelece a disponibilidade de uma Unidade de Suporte Básico de Vida Terrestre (USB) no município.
O prefeito, Paulo Braz, comemorou a conquista. “Estamos trabalhando sim e muito pela saúde de Poço, mas tudo dentro da lei e como determina o Ministério Público. Mas aos poucos, vamos melhorando a situação e oferecendo os melhores serviços aos poços-mourenses” e em breve o município ganhará uma base do SAMU, afirma o gestor.
O secretário de saúde, Marcos Gabriel reforça o compromisso firmado e afirma que em breve estará iniciando uma nova etapa em nível de ministério para começar os serviços. “Não mediremos esforços para fazer funcionar esse serviço essencial para a nossa cidade!”, comemorou o secretário Marcos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
Blog do Geraldo Andrade com Assessoria