O ex-vice-prefeito, ex-presidente do PSC e ex-Presidente da Câmara Municipal de Luís Gomes, agropecuarista José Abrantes Barbosa concluiu a reforma no Casarão de Assis Barbosa localizado na Comunidade Vieirópolis do Bonfim-Vieirópolis.
Ze Abrantes é casado com a ex-candidata a prefeita pelo DEM, ex-vice-prefeita e ex-secretária municipal de saúde de Luís Gomes-RN, médica da Prefeitura Municipal de Vieiropolis, Antônia Gomes Abrantes Barbosa.
No imóvel existem salas, quartos, cozinha, banheiros, alpendre e um sótão.
O casarão é uma referência na Comunidade do Bonfim.
É uma memória que precisa ser preservada e mostrada para as futuras gerações.
No armazém do casarão já foram depositadas até 800 sacas de arroz e 600 cargas de rapaduras. As rapaduras eram produzidas no Engenho da Comunidade do Segredo de propriedade da Senhora de Engenho, a matriarca Totonha Moreira "ok memoriam".
Próximo ao casarão existiu o Parque de Vaquejada Assis Barbosa de propriedade do ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-secretário municipal de Obras, Sinval Abrantes Barbosa.
O casarão pertence ao espólio de Assis Barbosa e Dona Chiquinha Abrantes.
Ze Abrantes Barbosa é um memorialista. Uma espécie de guardião do Casarão.
O Casarão possui uma estrutura completa para receber o casal Ze Abrantes e Dra. Antônia Gomes Abrantes Barbosa, familiares e convidados.
Possui grandes janelas e portas voltadas para a estrada, fazendo com que fique bem ventilada, onde entram raios de sol em qualquer direção, proporcionando um grande bem-estar.
"Demonstramos efetivamente toda nossa preocupação com a preservação de nosso patrimônio. O Casarão de Assis Barbosa na Comunidade do Bonfim é a prova viva de um tempo não tão distante e que zelaremos por muitas e muitas outras gerações. Nossos filhos e netos terão a oportunidade de conhecer o casarão ", disse Ze Abrantes.
"O casarão do Bonfim foi erguido no século passado por Luís Pereira da Silva. Posteriormente ele vendeu o patrimônio para a matriarca Brasilina, mãe de Antônio Brasilino, Quinco Brasilino, Zequinha Brasilino e tantos outros", disse Ze Abrantes Barbosa.
"Ao lado do Casarão o Sr. Luís Pereira da Silva construiu uma pequena usina de beneficiamento de algodão cujos produtos eram enviados para a cidade de Campina Grande e Mossoró-RN", informa Ze Abrantes.
"O Sr. Zequinha Brasilino vendeu o imóvel ao Sr. Joaquim Queiroga de Freitas (Joaquim de Sula). A matriarca Dona Sula vendeu a Casa Grande ao meu saudoso pai o agropecuarista Assis Barbosa", ressalta José Abrantes Barbosa.
Abdias Duque de Abrantes – advogado, jornalista, servidor público e pós-graduado em Direito e Direito Processual do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.
Blog do Geraldo Andrade