Santa Oliveira era casada com o ex-vereador de Sousa, Dr. Ricelio Oliveira.
Era nora do saudoso ex-vereador Antônio Adelino de Oliveira e da ex-vereadora e matriarca Dona Nazaré Vieira.
A líder política Santa Oliveira foi a primeira gestora de Vieiropolis. Sua gestão foi marcada por muitas ações administrativas. Era considerada uma grande líder carismática pela população vieiropolense.
Para muitos, Santa Oliveira foi, na verdade, uma voz retumbante no coração do povo pobre e trabalhador de Vieiropolis.
Santa Oliveira será lembrada pela defesa dos direitos dos trabalhadores, das mulheres, das crianças e dos mais humildes — os “descamisados".
A ex-prefeita de Vieirópolis, idolatrada no seu Município, foi chorada com grande comoção pelos seus compatriotas, que nesse mesmo dia a transformaram na imortal Santa Oliveira.
Em seu papel de prefeita Santa Oliveira desenvolveu um trabalho intenso, tanto no aspecto político quanto no social.
Santa Oliveira era considerada uma líder conciliadora, afável, cautelosa e carismática.
A importante líder carismática de Vieiropolis conseguia persuadir e convencer com maior facilidade os seus liderados. Outra importante característica de Santa era a sua facilidade para motivar e contagiar as pessoas.
Santa Oliveira deixará nos coraçoes, nas mentes, na alma e na história política de Vieiropolis um grande vazio.
Abdias Duque de Abrantes
Advogado, jornalista e servidor público
Blog do Geraldo Andrade