A classe comercial da cidade de Uiraúna e da região está sentindo a queda nas vendas que teve início há alguns meses e vem se agravando nos últimos dias em todos os segmentos: comércio, indústria, serviços, entre outros.
Em especial Uiraúna tem passando por uma grave crise nestes setores devido, principalmente, pelo fechamento da agência do Banco do Brasil após o assalto ocorrido no dia 16 de outubro do ano passado. Como Uiraúna não tem agência bancária para fazer o pagamento de benefícios do INSS e outros, as pessoas estão indo para Sousa, Cajazeiras e Pau dos Ferros. Isso tem causado um grande prejuízo para o comércio local.
Os comerciantes estão admirados com a queda na movimentação de clientes. As ruas da cidade ficam vazias na maior parte do horário de funcionamento das lojas.
Nessa última semana com a greve dos funcionários que fazem a segurança dos carros-fortes, a situação piorou. Casa lotérica e correspondentes bancários não têm dinheiro para fazer pagamentos. Então, o que já estava ruim, agora ficou pior.
Mesmo com a aproximação do Dia das Mães, data que gera um aumento nas vendas, o comércio não tem reagido. Pelo contrário, os consumidores estão sumidos.
A últimas informações dão conta de que a agência do Banco do Brasil está praticamente pronta para funcionar, porém está faltando a chegada dos caixas eletrônicos. Por enquanto, ainda não há previsão para a sua reabertura.
Fonte: Cofemac